10 sintomas de hepatite A e quando pode ser grave (com teste online)

Na maioria das vezes, a infecção pelo vírus da hepatite A não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, sendo a infecção percebida apenas após realização de exames de sangue.

No entanto, em outros casos, os sinais e sintomas podem aparecer cerca de 15 a 40 dias após a infecção, podendo ser leves e semelhantes aos de uma gripe, como dor de cabeça e sensação de mal-estar geral.

Em casos mais graves, em que existe maior inflamação do fígado, os sintomas podem ser outros:

  1. Pele e olhos amarelados;
  2. Fezes mais claras ou amareladas;
  3. Urina escura;
  4. Febre baixa constante;
  5. Dor na região superior direita do abdômen;
  6. Perda de apetite;
  7. Cansaço fácil e sem razão aparente;
  8. Barriga inchada;
  9. Enjoos e tonturas frequentes;
  10. Dor nas articulações.

Normalmente, qualquer um destes sintomas desaparece num prazo de 6 meses, mas durante esse período também é possível que a doença se manifeste por ciclos, isto é, que surja durante algumas semanas e volte a desaparecer, até curar completamente.

Uma vez que os sintomas dos vários tipos de hepatite são muito semelhantes, é importante consultar um hepatologista para fazer os exames necessários e confirmar que se trata de uma hepatite do tipo A, iniciando o tratamento mais adequado. Confira os principais tipos de hepatite e o que fazer.

Teste de sintomas

Caso tenha dúvidas se pode estar ou não com hepatite A, selecione os sintomas no teste abaixo e verifique o risco de ter hepatite:

Quando pode ser grave

Na maior parte das pessoas este tipo de hepatite não provoca lesões graves no fígado, desaparecendo ao fim de alguns meses. No entanto, em raros casos, as lesões no fígado podem continuar aumentando até causar insuficiência do órgão, resultando em sinais como:

  • Vômitos repentinos e intensos;
  • Facilidade par desenvolver hematomas ou sangrar;
  • Aumento da irritabilidade;
  • Problemas de memória e concentração;
  • Tonturas ou confusão.

Quando surge algum destes sintomas é aconselhado ir imediatamente ao hospital para avaliar o funcionamento do fígado e iniciar o tratamento, que normalmente é feito com alterações no estilo de vida, como redução do sal e proteínas na dieta, por exemplo. Entenda como é feito o tratamento para hepatite A.

Como acontece a transmissão e como prevenir

A transmissão do vírus da hepatite A, o HAV, é por meio da via fecal-oral, ou seja, acontece por meio do consumo de alimentos e água contaminados pelo vírus. Por isso, para evitar a transmissão é importante lavar sempre as mãos, beber apenas água tratada e melhorar as condições de higiene e saneamento básico. Outra forma de prevenir a infeção pelo HAV é através da vacinação, cuja dose pode ser tomada a partir dos 12 meses. Entenda como funciona a vacina para hepatite A.

É importante que as pessoas com hepatite A evitem entrar em contato próximo com outras pessoas até 1 semana após o início dos sintomas devido à facilidade de transmissão do vírus. Por isso, para diminuir o risco de transmissão é importante seguir o tratamento indicado pelo médico e ter uma alimentação adequada.

Confira a seguir um vídeo sobre como deve ser a alimentação para curar a hepatite mais rápido:

Conteúdo original publicado por Tua Saúde