4 esfoliantes caseiros para os pés (e como preparar)

Os esfoliantes caseiros para os pés, como o esfoliante de gengibre e mel ou o esfoliante de óleo de coco e açúcar mascavo, são uma boa forma de manter a pele mais macia e hidratada, isso porque os ingredientes como açúcar ou sal ajudam a remover a camada de pele áspera e as células mortas, além de possuir óleos que promovem a hidratação profunda da pele, dando um toque suave aos pés.

A esfoliação retira as células mortas da camada mais externa da pele, onde pode- se acumular um excesso de queratina. Por isso, deve-se hidratar a pele após a esfoliação, para que se forme uma barreira protetora, com um creme hidratante ou um óleo para os pés antes de dormir. Veja outras formas de hidratar os pés

A esfoliação dos pés pode ser feita até duas vezes por semana, sendo importante lavar os pés com água morna e sabonete neutro para limpar e abrir os poros, para facilitar a remoção das células mortas e permitir que os óleos penetrem melhor na pele. Além disso, por conter óleos, é recomendado fazer um teste passando um pouco do hidratante no dorso da mão para saber se tem alergia. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do esfoliante caseiro. 

Algumas opções de esfoliantes caseiros para os pés são:

1. Esfoliante de gengibre e mel

O esfoliante de gengibre e mel ajuda a remover as células mortas e a hidratar a pele, além de ter um efeito suavizante para os pés.

Ingredientes

  • 1 colher de açúcar refinado ou cristal;
  • 1 colher de gengibre em pó;
  • 1 colher de mel;
  • 3 colheres de óleo de amêndoas doces.

Modo de preparo

Misturar muito bem todos os ingredientes e após formar uma pasta, aplicar nos pés, esfregando com movimentos rápidos e circulares, insistindo nas regiões mais ásperas, como o calcanhar e o peito do pé. A seguir, basta enxaguar com água morna, secar com uma toalha e passar um creme hidratante adequado para os pés.

2. Esfoliante de milho, aveia e amêndoas

O esfoliante de milho, aveia e amêndoas além de promover a renovação celular, este esfoliante também contribui para a hidratação e nutrição da pele.

Ingredientes

  • 45 g de farinha de milho fina;
  • 30 g de flocos de aveia fina moídos;
  • 30 g de amêndoas moídas;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas;
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes num recipiente e, de seguida, passar nos pés previamente molhados em água quente, e massagear em movimentos circulares. Por fim, deve-se passar os pés por água e secar bem.

3. Esfoliante de sal e óleos essenciais

Os óleos essenciais de hortelã-pimenta, alecrim e alfazema proporcionam uma esfoliação revitalizante.

Ingredientes

  • 110 g de sal marinho;
  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 5 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa.

Modo de preparo

Adicionar os óleos essenciais e o óleo de amêndoa ao sal marinho, misturar bem e massagear os pés previamente molhados, em movimentos circulares e, por fim, enxaguar com água morna e secar com uma toalha.

Veja também como fazer uma massagem revigorante nos pés.

4. Esfoliante de óleo de côco e açúcar

O óleo de côco ajuda a hidratar profundamente a pele de forma prolongada, diminuindo o aspecto áspero, e ajudando a eliminar rachaduras e escamações dos pés. Além disso, o açúcar mascavo promove a esfoliação da pele, ajudando a remover células mortas, facilitando a penetração do óleo de côco na pele.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de óleo de coco;
  • 3 a 4 colheres (de sopa) de açúcar mascavo;

Modo de preparo

Aquecer o óleo de côco, até que tenha a uma consistência semi-sólida, para que possa ser amassado com um garfo e adicionar o açúcar. Misturar e aplicar na pele dos pés limpa e seca, fazendo movimentos circulares, de forma suave. Em seguida, enxaguar os pés e secar com uma toalha limpa e seca. 

Para manter a hidratação, pode-se também passar o óleo de côco nos pés antes de dormir e colocar uma meia.

Assista também o vídeo a seguir com outras dicas para tratar os pés secos e rachados:

Conteúdo original publicado por Tua Saúde