6 maneiras de reduzir o estresse através da meditação

Você anda muito estressado? Veja a seguir 6 maneiras de reduzir o estresse através da meditação.

Conhecemos os efeitos negativos do estresse na saúde. Você sabe como reduzir o estresse?

O exercício físico e o relaxamento contribuem para melhorar a qualidade de vida, mas quais técnicas de meditação podem ser aplicadas sem a necessidade de oficinas ou práticas em grupo?

Aqui estão algumas recomendações de relaxamento que você pode aplicar em sua vida.

reduzir o estresse

1. Respire conscientemente

É a técnica de meditação mais simples e imediata. Quando você sentir o estresse se acumulando em você, respire fundo, enchendo todo o diafragma com ar, prenda a respiração por quatro segundos e, em seguida, expire lentamente, esvaziando o diafragma. Repita quantas vezes precisar.

2. Ouça mantras

Para controlar o estresse, algo que você pode fazer em casa, no escritório ou no trânsito é ouvir mantras.

Mantras são sons baseados em vibrações energéticas que contribuem para o relaxamento e alinhamento dos chacras. Obtenha-os no YouTube e até no Spotify.

3. Pratique a respiração alternada para reduzir o estresse

Outra técnica de como reduzir o estresse é inspirar e expirar trocando as narinas.

Feche a narina esquerda com o polegar enquanto inspira pela direita e, em seguida, faça a troca: feche a narina direita enquanto expira pela esquerda.

Pratique por 5 minutos. Colocar sua atenção em sincronia enquanto respira o ajudará a permanecer no momento presente e relaxar.

reduzir o estresse

4. Ative as visualizações

É uma técnica de relaxamento que usa a imaginação como ferramenta de calma que ajuda a reduzir o estresse.

Feche os olhos, faça várias respirações conscientes e comece a se visualizar em um cenário que inspira calma, uma floresta, uma praia ou um rio.

Preste atenção em criar os detalhes em sua imaginação, quanto mais você se concentrar nos detalhes, mais envolvido você estará na técnica.

5. Pratique a respiração Ujjayi

É a técnica de respiração usada no yoga para reduzir o estresse. Com a ponta da língua atrás dos dentes superiores, inspire pelo nariz, depois expire também pelo nariz, mas ao fazê-lo contraia um pouco a glote para gerar uma espécie de som de Cajon.

A maneira correta de respirar é encher primeiro o estômago, depois a caixa torácica, depois o peito e expirar na ordem inversa.

6. Pinte mandalas

Esta técnica de relaxamento é amplamente utilizada desde os tempos antigos.

A palavra “mandala” vem do sânscrito e significa “círculo sagrado”. Essas figuras concêntricas podem ser pintadas de dentro para fora ou de fora para dentro.

É uma técnica de meditação ativa que mantém a mente focada na pintura longe de problemas e estresse.

Agora você tem 6 técnicas sobre como reduzir o estresse. Na maioria dessas práticas, você só precisa de tempo e fôlego.

Dedique a atenção necessária ao seu relaxamento para que você possa experimentar os benefícios da redução do estresse, como melhor concentração, melhor sono e níveis mais baixos de ansiedade.