6 usos da casca de melancia para a saúde

A casca da melancia é desvalorizada, pois muitas vezes acaba no lixo. No entanto, existem muitas maneiras de reciclá-lo e apostar na sua saúde

Durante o verão, para matar a sede e aliviar a fome, muitas pessoas não resistem a uma porção de frutas ricas em água, como a melancia.

Seu sabor levemente adocicado, mas muito refrescante, é ótimo no verão. Agora, e a casca da melancia?

A maioria das pessoas que consomem frutas não sabe aproveitar suas cascas e por isso as descarta. No entanto, é possível usar esta parte da fruta.

Se você quer conhecer alguns dos usos que pode dar à casca da melancia, continue lendo tudo o que vamos contar abaixo com mais detalhes.

1. Chá com casca de melancia

Sim, a casca de muitas frutas, como melancia, abacaxi, etc. Pode ser usada para fazer uma espécie de chá caseiro frutado ou infusão.

Ao contrário do que é feito com a casca da maçã, que é seca antes do uso, com a casca da melancia não é necessário.

Uma vez que o restante da melancia tenha sido usado, o que restaria a fazer seria pegar a casca, cortá-la em pequenos cubos e mergulhá-los em uma panela com água fervente.

Após alguns minutos, desligue o fogo, tampe a panela e deixe esfriar. Em seguida, as especiarias desejadas são adicionadas ao chá ou infusão, canela, por exemplo, e, se desejar, algumas gotas de suco de limão.

O resultado? Uma deliciosa e refrescante bebida caseira que podemos desfrutar tanto à temperatura ambiente como fria com uns cubos de gelo.

Nota: há quem combine a sua infusão de hortelã ou lavanda com limão com casca de melancia.

2. Bebida diurética e emagrecedora

Seguindo a linha anterior, também é possível preparar uma rica bebida diurética e emagrecedora com casca de melancia.

Nesse sentido, deve-se levar em consideração que, se a fruta em si for muito baixa em calorias, a bebida seria completamente leve.

O procedimento seria semelhante aos casos já expostos, a questão seria combinar o chá ou a infusão da casca da melancia com o suco de outra fruta, para que o sabor seja mais sentido.

Uma boa opção seria combinar o chá de casca de melancia com suco de laranja ou abacaxi.

Nota: se sofre de retenção de líquidos, este tipo de bebida pode ser muito útil para a combater.

3. Toner refrescante

Se o sabor suave da casca de melancia não lhe agrada como um refresco de verão, talvez você deva considerar usar essa parte da fruta para fazer um tônico refrescante para a pele.

Tudo o que você precisa fazer é pegar a casca da melancia, fervê-la em uma panela com água e deixar esfriar.

Mais tarde, você despeja o líquido resultante em um recipiente e leva à geladeira por uma noite.

Na manhã seguinte, você pode transferir o líquido para um borrifador para começar a aplicar como um tônico refrescante quando o calor começar.

4. Fertilizantes para plantas

Se você tem um jardim, sabe que a compostagem ou compostagem é muito benéfica para as plantas porque nutre o solo e as ajuda a crescer.

Combine a casca de melancia com as cascas de ovos e outros resíduos orgânicos de verduras, frutas e legumes que você tiver, misture bem e leve até o ponto onde você tem sua horta ou jardim.

5. Lanche para pássaros

Se você tem uma casa com jardim e um comedouro para pássaros, sabe que pode aproveitar a casca da melancia para oferecer algo diferente aos seus visitantes alados durante o verão.

Você só precisa cortar a casca da melancia em pedaços pequenos e deixá-los em um ponto alto, onde você sabe que será facilmente detectado pelos pardais e outras aves ao redor.

6. Ingrediente secreto para sobremesas

Se você não está interessado em preparar uma bebida com casca de melancia, não se preocupe.

Você também pode aproveitar a infusão dessa parte da fruta para adicioná-la a uma receita de bolo ou geleia.

Vai te ajudar a ter um sabor diferente e muito delicioso.

Como você pode ver, existem várias maneiras de aproveitar as cascas de melancia. A chave é deixar sua imaginação correr solta e ousar experimentar ideias.