8 dicas para equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Você consegue controlar sua vida profissional e pessoal?

Quase todo mundo passa por momentos estressantes no trabalho. Os projetos se acumulam, você fica até tarde e tem que trabalhar à noite e nos fins de semana, mas o fluxo de e-mails e mensagens não diminui.

Quando essa agenda lotada, é hora de reavaliar seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e fazer algumas mudanças saudáveis ​​para evitar o desgaste do trabalho.

Como você sabe quando é hora de examinar como seu trabalho se encaixa em sua vida?

vida profissional e pessoal

O que é equilíbrio trabalho-vida? 

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal parece diferente para todos, e, é claro, você quer dar 100% de esforço ao seu trabalho. 

No entanto, em poucas palavras, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal significa que você não está gastando 100% do seu tempo sem dormir no trabalho ou pensando no trabalho. 

Você reserva tempo para fazer coisas que gosta, seja viajar, cultivar um hobby ou passar tempo com amigos e familiares. 

Você também encontra tempo para si mesmo, para cuidar de sua saúde ou simplesmente relaxar e descomprimir.

A importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Embora o trabalho duro seja valorizado em nossa cultura, você não precisa deixar seu trabalho tomar conta de sua vida. Tudo bem (e necessário) cuidar de si mesmo primeiro.

Muito estresse pode ter um impacto negativo na sua saúde. Você pode desenvolver pressão alta, o que pode levar a problemas cardíacos ou dores musculares. Você também pode estar mais propenso a ficar doente, pois o estresse pode ter um impacto negativo no seu sistema imunológico.

Estudos mostram que trabalhar mais de 55 horas por semana aumenta o risco de doença cardíaca isquêmica e derrame, quando comparado a pessoas que trabalhavam de 35 a 40 horas semanais.

Quando seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal fica desalinhado, você também pode experimentar o  esgotamento, uma condição em que está tão exausto que até as tarefas fáceis parecem esmagadoras.

Além disso, fazer uma pausa de vez em quando realmente faz de você um funcionário melhor. Você pode trazer uma nova perspectiva para a mesa, tanto em seu próprio trabalho quanto em sua equipe.

Veja a seguir algumas dicas para te ajudar a controlar sua vida profissional e pessoal.

Dicas para um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Coloque distância física entre seu trabalho e sua vida doméstica

Se você se deslocar de e para o trabalho, automaticamente terá uma distância física entre você e seu trabalho. Trabalhar em casa é outra história.

Claro, trabalhar ocasionalmente do seu sofá (ou cama) é uma vantagem gloriosa de um trabalho remoto.

No entanto, tornar sua sala de estar seu escritório permanente pode realmente causar mais estresse.

Afinal, quando é fim de semana e você começa um filme, você vai equiparar seu espaço confortável com seu trabalho.

A solução é criar um espaço de escritório dedicado que seja separado de onde você dorme ou relaxa.

Não precisa necessariamente ser uma sala separada, até mesmo uma mesa dedicada pode funcionar.

A ideia é ter um local separado associado ao trabalho, mesmo que você esteja andando apenas 3 metros da cama até a área do escritório.

Seja mais eficiente no trabalho

Concentre-se em uma tarefa de cada vez e continue trabalhando nela até que esteja concluída.

Não tente multitarefa. Feche seu e-mail e desligue o telefone quando possível para minimizar as distrações.

Priorize o autocuidado

Tome a decisão de reservar um tempo para o exercício. Escolha e planeje refeições nutritivas e tempo de qualidade com amigos e familiares.

Torne essas coisas inegociáveis ​​em sua agenda. Lembre-se, o autocuidado não é um luxo, é uma necessidade.

Tire férias

Se você tem um banco de dias de férias, não os deixe acumular ou acumular de ano para ano.

Tire uma folga, mesmo que seja um dia de saúde mental em que você dorme e assiste a filmes o dia todo, ou uma tarde de sexta-feira em que você sai cedo e vai jantar com amigos. Todos nós precisamos fazer pausas de vez em quando.

Definir limites

Pode ser intimidante conversar com seu chefe sobre assuntos sérios, como estabelecer limites ou esgotamento.

No entanto, ser claro sobre suas necessidades, por exemplo, que você não responde a e-mails no fim de semana porque está passando tempo com sua família, ajudará a esclarecer quaisquer mal-entendidos. 

Passe algum tempo criando uma lista de coisas que tornariam seu trabalho mais fácil e menos estressante.

Priorize os itens que são mais importantes (ou estão sob seu controle para mudar) e estabeleça uma conversa com seu chefe para analisá-los. 

Procure um novo emprego

Infelizmente, às vezes, você chegará ao ponto em que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é impossível se permanecer em sua posição atual.

Talvez seja um ambiente de trabalho tóxico que não valoriza o tempo livre ou uma cultura da empresa que não se alinha com seus valores.

Em um caso como esse, procurar um novo emprego (ou pelo menos bolar um plano de saída) é provavelmente sua melhor aposta. Sua saúde importa.

Obtenha ajuda profissional

Se o estresse está realmente afetando sua saúde mental, não hesite em conversar com um terapeuta.

Muitos empregadores oferecem programas de assistência aos funcionários que podem conectar você a um profissional de saúde mental com experiência em ajudar as pessoas a gerenciar seu estresse.