A prática do autocuidado

Resumidamente falando, a prática do autocuidado são atitudes para cuidar de si mesmo, da prioridade aos seus pensamentos, ao que realmente te faz melhor, suas emoções, enfim, cuidar de se mesmo.

Ter o habito de cuidar se mesmo deve ser coisa de sua rotina, visto que o autocuidado praticado diariamente irá promover o bem-estar e qualidade de vida.

Quer saber mais sobre autocuidado e suas práticas? Então continue a leitura desse artigo.

Praticar autocuidado é realizar atividades que vão desenvolver sua saúde mental, física e emocional.

Esses atos são vistos por muitas pessoas como simples atos, porém ignorar essa pratica dia após dia, pode acabar te destruindo aos poucos.

Benefícios como controlar a ansiedade, se ver melhor internamente, são práticas do autocuidado que vão promover seu bem-estar e diminuir seu estresse do dia a dia.

O que autocuidado NÃO é?

Não faça do autocuidado um conjunto de práticas que torne sua rotina pesada, todos temos algumas necessidades que nos incomoda, por tanto, identifique-as e trabalhe de maneira que a pratica do autocuidado não se torne um fardo.

Não espere para recorrer ao autocuidado quando já não tiver mais aguentado sua rotina ou seu estresse, por esse motivo aconselha-se que crie hábitos saudáveis e pratica-los diariamente.

Pense um pouco em si mesmo, não seja egoísta, lembre se que para dar o melhor de si para as pessoas, é preciso primeiramente estar de bem consigo mesmo, com a mente leve e saudável.

As 7 áreas do autocuidado para praticar a partir de hoje

Agora que já entendeu o que é autocuidado e sua importância, veja abaixo as 8 áreas do autocuidado para começar a pratica-las.

Autocuidado psicológico

Trabalhar a mente é essencial para evitar baixa autoestima, então buscar o novo aprendizado é de extrema importância para não ficar com a mente vazia.

Autocuidado emocional

Cuidados com seu humor e emoções, são elementos importantes para uma boa saúde mental.

Para trabalhar esse aspecto emocional, adquira a sua rotina uma boa noite de sono, acorde e levante cedo, não esteja preso a erros ou falhas que possam ter acontecido, cultive pensamentos positivos, seja agradável para se mesmo.

Autocuidado físico

Estar fisicamente bem é um grande passo para trabalhar a autoestima e autocuidado.

Alguns tipos de autocuidado físico são, cuidados com corpo, também inclui cuidar da pele, uma boa alimentação, saúde e com descanso e algumas necessidades sexuais.

Autocuidado social

Se socializar sempre foi uma boa escolha, ter amigos, conversa brincar, esse é o sentido da vida social, nós fazer sentir bem e ser importante para pessoas que realmente interessam.

Crie ou tenha grupos sociais, crie relacionamentos com pessoas que confie, ser amigo de pessoas carinhosas e solidarias trazem bons sentimentos e saúde mental.

Autocuidado espiritual

Conectar seu corpo e alma é o principal objetivo do autocuidado espiritual, pode ser praticado de maneira como, meditações, orações.

Conecte com o que te faz bem, com o que você realmente acredita, trabalhe sua mente e seu espírito. É importante ressaltar que ter uma rotina espiritual não está ligada a pratica religiosa.

Autocuidado financeiro

Como foi mencionado acima, a vida social é essencial para cuidar da saúde mental, da mesma maneira a vida financeira também é.

Para cuidar da saúde mental é importante que estejamos de bem com nossa vida financeira, dessa forma evitamos problemas com estresse e ansiedade.

Responsabilidade própria com suas finanças, sejam ela, renda, poupança, ou as despesas da vida, é um pilar extremamente importante para sua saúde mental.

Um grande exemplo de autocuidado é o bom relacionamento com seu dinheiro, fator importante para se sentir bem com sua saúde mental.

Autocuidado ambiental

Ser organizado com o ambiente onde vive, seja em casa ou onde trabalha, sem sujeira e desordem, é um grande passo para um bem-estar. E com isso, a organização ambiental te ajudar a ter menos desperdícios.