Alergologista: o que é, que doenças trata e quando consultar

O alergologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar as alterações do sistema imunológico relacionadas com reações de hipersensibilidade, como alergias, além de outras situações relacionadas com a imunidade, como intolerância alimentar, asma, urticária, imunodeficiência primária e dermatite.

A consulta com o alergologista deve acontecer quando surgem sintomas após o contato com alguma substância ou de forma repentina, sem causa aparente, como coriza constante, tosse frequente, inchaço no lábio ou nos olhos, coceira na pele ou sensação de falta de ar, por exemplo.

Na consulta com o alergologista, além de serem avaliados os sintomas, o histórico de saúde e hábitos de vida, o médico pode indicar a realização de exames que ajudam a identificar a alteração do sistema imunológico e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

O alergologista é o médico responsável por identificar e tratar doenças relacionadas com o sistema imunológico, sendo as principais:

  • Asma alérgica, que acontece devido à exposição a substâncias alérgicas que causam estreitamento das vias respiratórias, resultando em dificuldade para respirar, respiração ofegante e tosse;
  • Rinite alérgica, que é uma irritação da mucosa nasal causada por substâncias alérgicas e que levam ao aumento da produção de muco, coriza constante, coceira no nariz e espirros frequentes;
  • Alergia alimentar, em que há reação inflamatória do organismo após o consumo de algum alimento, o que pode causar coceira na pele, inchaço nos lábios e/ ou na língua, sensação de desconforto na garganta e diarreia ou prisão de ventre;
  • Dermatite, que é uma inflamação da pele causada por substâncias alergênicas, podendo ser desencadeada pelo contato com essas substâncias (dermatite de contato), ou ser consequência de alterações no sistema imunológico que tornam a resposta inflamatória mais intensa e leva ao aparecimento de sintomas (dermatite atópica);
  • Alergia a medicamentos, que é caracterizada pelo aparecimento de sintomas após o uso de medicamentos, seja de uso tópico, oral ou intravenoso;
  • Urticária, que corresponde a uma reação alérgica na pele causada por picadas de inseto, alergia, medicamento, produtos de limpeza, variação da temperatura ou infecções.

Além disso, o alergologista pode realizar o diagnóstico inicial de doenças autoimunes, que são doenças que acontecem devido à produção de anticorpos contra o próprio organismo, causando uma reação inflamatória exagerada e levando ao aparecimento de sinais e sintomas específicos. Algumas das doenças autoimunes mais comuns que podem ser identificadas e tratadas pelo dermatologista são imunodeficiência primária, lúpus, artrite reumatoide, doença celíaca e doença de Crohn, por exemplo. Conheça mais sobre as doenças autoimunes.

É recomendado consultar o alergologista quando são notados sinais e sintomas que possam ser indicativos de alterações no funcionamento do sistema imunológico, como:

  • Coriza;
  • Espirro constante;
  • Inchaço, vermelhidão e coceira no olho;
  • Inchaço dos lábios e/ ou língua;
  • Manchas, bolhas ou placas vermelhas na pele;
  • Sensação de desconforto na garganta;
  • Coceira na pele;
  • Falta de ar;
  • Tosse frequente;
  • Diarreia, após o consumo de algum tipo de alimento;
  • Desconforto abdominal;
  • Aumento da quantidade de gases;
  • Infecções frequentes.

Após a avaliação dos sintomas, o alergologista pode indicar a realização de exames que ajudem a diagnosticar a alteração do sistema imunológico e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Além disso, dependendo do tipo de alteração da imunidade e sintomas apresentados, o acompanhamento pode ser feito pelo alergologista em conjunto com outra especialidade médica, como dermatologista, otorrinolaringologista ou gastroenterologista, por exemplo.

Na consulta com o alergologista, o médico pode inicialmente avaliar os sintomas apresentados pela pessoa levando em consideração o histórico de saúde pessoal e familiar e hábitos de vida. Em seguida, podem ser indicados exames de alergia para identificar a causa dos sintomas.

O teste de alergia indicado pelo alergologista pode ser o realizado no antebraço, conhecido como teste de Prick, que tem como objetivo identificar alergia a algumas substâncias específicas, ou nas costas, que tem como objetivo identificar alergias de contato. Além disso, caso sejam relatados sintomas gastrointestinais, o médico pode indicar o teste de provocação oral para investigar alergias alimentares. Veja mais sobre o teste de alergia.

Além dos testes de alergia, o alergologista pode também solicitar a realização de exames de sangue e testes genéticos, principalmente quando há suspeita de imunodeficiência primária ou outra alteração autoimune.

Conteúdo original publicado por Tua Saúde