Aprenda a cuidar da pele, remova espinhas e cuide da pele ao redor dos olhos

cuidar da pele

Pessoas que têm espinhas na testa e que não sofrem de acne, provavelmente mantiveram uma higiene facial inadequada ou usaram produtos de beleza não indicados para seu tipo de pele.

Por que tenho espinhas na testa e como posso me livrar delas?

Espinhas na testa são geralmente um reflexo de má higiene ou dieta. O excesso de alimentos gordurosos, assim como os pratos pré-cozidos e a falta de nutrientes essenciais são alguns dos fatores que favorecem o aparecimento desses grãos.

No entanto, espinhas no rosto também podem ser causadas por acne. Se você é um adolescente, é bem provável que eles possam ser a causa dessa condição da pele.

Cerca de 8 em cada 10 adolescentes têm acne. Embora isso também possa acontecer com muitos adultos.

Espinhas na testa não são a causa da acne. Alguns são causados ​​por uma obstrução superficial da pele. É por isso que a maneira de tratá-los é bem diferente.

Ao longo do artigo, você descobrira como cuidar da pele, quais são as causas pelas quais as espinhas se desenvolvem na testa, e como cuidar da pele ao redor dos olhos.

O que é acne e por que causa espinhas na testa?

Espinhas na testa são irritantes, esta é uma das condições de pele mais comuns.

A acne é uma condição da pele que se manifesta através de diferentes tipos de inchaços ou caroços.

Podem ser espinhas ou cravos, espinhas e cistos. Os adolescentes sofrem com essa afetação devido a uma alteração hormonal característica da puberdade.

O tipo de acne mais prevalente na população geral é conhecido como acne vulgar. Além das espinhas na testa, elas também aparecem em:

  • Pescoço
  • Peito
  • Ombros
  • Parte superior das costas

A causa do seu desenvolvimento é devido ao sebo que temos nas glândulas sebáceas dos folículos pilosos.

O sebo é a gordura que lubrifica o cabelo e a pele. Em condições normais, essas glândulas produzem uma quantidade adequada de sebo.

No entanto, à medida que o corpo começa a amadurecer, os hormônios estimulam as glândulas sebáceas a sintetizar mais essa gordura.

Eles podem ativar as glândulas a ponto de serem hiperativas, produzindo excesso de sebo e muitas células mortas da pele.

Quando isso acontece, os poros ficam obstruídos e as bactérias, especialmente as espécies Propionibacterium acnes, podem ficar presas nos poros e se reproduzir.

Como resultado, a pele incha e fica vermelha. É assim que a acne começa e as espinhas aparecem na testa.

Como é tratado?

Muitas pessoas optam por usar produtos para tratamento da acne sem receita por várias semanas.

No entanto, esses produtos muitas vezes não são eficazes e os pacientes precisam ir ao médico para prescrever outros medicamentos.

Os medicamentos para acne funcionam para reduzir a produção de óleo, acelerar a renovação das células da pele, combater infecções bacterianas ou reduzir a inflamação. Tudo isso também evita a formação de cicatrizes.

Alguns medicamentos prescritos para tratar espinhas na testa, bem como aqueles que aparecem em outras partes do corpo devido à acne, são os seguintes:

  • Retinóides e medicamentos similares.
  • antibióticos
  • Ácido salicílico e ácido azelaico.
  • Isotretinoína.

Espinhas na testa: obstrução superficial da pele

Como mencionado anteriormente, as espinhas causadas por um bloqueio superficial da pele não são iguais às espinhas que se desenvolvem a partir da acne, portanto, o tratamento será diferente.

Pessoas que têm espinhas na testa e que não sofrem de acne, provavelmente mantiveram uma higiene facial inadequada ou usaram produtos de beleza não indicados para seu tipo de pele por um determinado período de tempo.

Os poros da pele são muito sensíveis à sujeira. Quando a sujeira penetra nos poros , pode fazer com que eles entupam muito rapidamente, principalmente se os produtos de higiene recomendados não forem usados.

Muitas vezes as espinhas na testa (ou em outras partes da superfície facial) aparecem porque não sabemos como preveni-las ou como cuidar da pele adequadamente.

É importante reconhecer quando o rosto precisa de cuidados, por isso, a rotina básica consiste em uma limpeza facial diária, uma esfoliação semanal e uma limpeza profunda a cada uma ou duas semanas.

A limpeza diária serve para remover profundamente a gordura encontrada nos poros .

Além disso, para cuidar da pele, é de extrema importância que você conheça o seu tipo de pele, pois assim eles poderão recomendar os melhores produtos para ela.

O recomendável é que você não esprema as espinhas. A razão para isso é que pode causar irritação, inflamação ou cicatrizes permanentes.

Por fim , evite ingerir carboidratos em excesso, pois favorecem a obstrução dos grãos devido ao excesso de gordura.

Prevenção é uma ótima opção

Espinhas na testa podem aparecer por vários motivos. Há alguns que não podemos controlar, mas há outros que está em nosso poder evitar.

Conheça o seu tipo de pele e estabeleça uma rotina de higiene facial com os produtos certos, de maneira que facilite o modo de como você vai cuidar da pele para evitar espinhas.

Caso necessite de tratamento farmacológico, não hesite em consultar um especialista para um melhor aconselhamento.

Maneiras de cuidar da pele ao redor dos olhos

A pele ao redor dos olhos é mais fina e não possui glândulas sebáceas. Por isso, é fundamental cuidar dele contra as agressões dos raios solares, toxinas e outros fatores que aceleram seu envelhecimento.

Para cuidar da pele ao redor dos olhos, não é necessário comprar cremes antienvelhecimentos caros.

Embora não possamos negar que muitas fórmulas são eficazes, elas não são a única maneira de proteger essa área do rosto. O que mais podemos fazer?

Infelizmente para todos, a pele nesta área pode apresentar sinais prematuros de envelhecimento. Por ser mais fino e delicado, requer cuidados especiais para mantê-lo firme e com aspecto jovem.

O problema é que não a protegemos das agressões causadas pelos raios ultravioleta (UV), poluição e outros fatores externos.

Devido a isso, geralmente apresenta rugas finas, flacidez e outros problemas estéticos. Aqui estão algumas maneiras de combatê-lo.

Dicas para cuidar da pele ao redor dos olhos

É comum ver imperfeições ao redor dos olhos. Assim, olheiras, linhas finas e papos (bolsas nos olhos) são alguns dos mais frequentes.

Felizmente, existem muitas maneiras fáceis de cuidar da pele ao redor dos olhos sem gastar muito.

  1. Garanta a hidratação

Uma pele hidratada mantém a sua elasticidade natural, evitando o aparecimento de bolsas e rugas.

Um dos passos essenciais para cuidar da pele ao redor dos olhos é garantir uma boa hidratação.

Quando esta área seca, começa a perder sua flexibilidade e as rugas aparecem. Isso ocorre porque não possui glândulas sebáceas, que ajudam a manter a umidade natural.

Por isso, é fundamental escolher um bom hidratante, de preferência com componentes suaves que não irritem os olhos.

É ainda melhor optar por cremes concebidos para a zona dos olhos, uma vez que esta zona pode ser sensível aos cremes faciais usados ​​regularmente.

Outras alternativas são:

  • pepino fresco
  • Óleo essencial de rosa combinado com óleo de coco.
  • Manteiga de karité.
  • Gel de aloe vera.
  1. Faça uma massagem na área

Uma leve massagem ao redor da área dos olhos pode ajudar a prevenir vários problemas.

Já que estimula a circulação e ajuda a reduzir imperfeições como bolsas, olheiras e rugas finas. Também é um bom aliado para drenar o excesso de líquido e reduzir o inchaço.

Como fazê-lo?

  • Primeiro, umedeça os dedos com um pouco de hidratante ou óleo.
  • Em seguida, faça uma massagem suave com as pontas dos dedos.
  • Esfregue com leve pressão por 2 ou 3 minutos.
  • Repita sua aplicação todas as noites antes de ir para a cama.

Vale lembrar que: A massagem será mais eficaz se a fizermos de fora para dentro, em direção ao canal lacrimal, pois ali estão localizados os nódulos que drenam a área dos olhos.

  1. Durma bem

A falta de descanso aparece imediatamente ao redor dos olhos.

Um bom descanso se reflete no estado do rosto. De fato, quando não temos uma boa qualidade de sono notamos que bolsas e olheiras aparecem instantaneamente.

Por isso, para cuidar da pele ao redor dos olhos, é fundamental dormir bem , pelo menos 8 horas por dia sem interrupções.

Aprenda no vídeo abaixo, uma rotina de cuidados com a pele.