Bartolinite: o que é, sintomas, causas e tratamento

A bartolinite é à inflamação das glândulas de Bartholin, que estão presentes na parte da frente da vagina e que têm como objetivo promover a lubrificação da região. A bartolinite acontece principalmente como consequência de infecções na região, causadas por maus hábitos de higiene ou por falta do uso de preservativo nas relações sexuais, por exemplo.

A inflamação das glândulas de Bartholin resulta na formação de um cisto que contém líquido em seu interior e que pode causar desconforto ao andar, sentar e durante a relação sexual, além de outros sintomas como febre, vermelhidão e inchaço do local.

O tratamento para bartolinite deve ser sempre orientado pelo ginecologista, que pode indicar o uso de remédios ou a realização de uma cirurgia para drenar o líquido ou remover a glândula de Bartholin. Saiba mais sobre as glândulas de Bartholin e como cuidar.

Os principais sintomas de bartolinite são:

• Cisto que contém pus em seu interior;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Vermelhidão, aumento da temperatura e inchaço local;
  • Desconforto para ficar sentada e/ou para caminhar;
  • Febre.

Na presença desses sinais e sintomas é importante que o ginecologista seja consultado para que seja feita uma avaliação da região genital e seja indicado o tratamento mais adequado.

Quanto tempo dura?

Na maioria dos casos, a bartolinite desaparece em 3 a 5 dias, com o tratamento indicados pelo médico, com anti-inflamatórios ou antibióticos.

No entanto, nos casos de necessidade de cirurgia para drenagem do pus ou remoção das glândulas de Bartholin, por exemplo, o tempo de duração varia, sendo geralmente cerca de 4 semanas para recuperação.

A glândula de Bartholin inflamada é normalmente resultado de infecção por bactérias, principalmente Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, o que pode ser favorecido por maus hábitos de higiene, múltiplos parceiros sexuais e não utilização de preservativo nas relações sexuais.

O médico mais indicado para tratar a bartolinite é o ginecologista, que irá avaliar os sintomas, confirmar o diagnóstico e indicar a melhor forma de tratamento.

O tratamento para glândula de Bartholin inflamada deve ser orientado pelo ginecologista de acordo com as características da inflamação e sinais e sintomas apresentados pela mulher, podendo ser recomendado o uso de remédios ou procedimento cirúrgicos.

1. Remédios

O tratamento normalmente é feito com o uso de anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno ou Naproxeno, e analgésicos, como Paracetamol ou Dipirona, por exemplo, diminuindo os sintomas de inflamação.

No caso em que os sintomas duram mais de 5 dias, o ginecologista pode recomendar o uso de antibióticos, como Cefalexina ou Ciprofloxacino, por exemplo, principalmente se existir suspeita de infecção ou infecção sexualmente transmissível.

2. Drenagem cirúrgica

A drenagem cirúrgica serve para retirar o líquido que está sendo acumulado nas glândulas, diminuindo os sintomas de inflamação. Para isso, o médico aplica anestesia local e depois faz uma pequena incisão no local para permitir que o líquido acumulado seja retirado. É importante que a mulher volte ao ginecologista cerca de 2 dias após o procedimento para que o médico possa ver se há acúmulo novamente de líquido.

3. Marsupialização

A marsupialização corresponde a uma técnica cirúrgica normalmente indicada pelo ginecologista nos casos recorrentes, ou seja, quando mesmo após a drenagem do líquido, a glândula volta a acumular líquido. Para fazer esse procedimento realiza uma abertura das glândulas e depois une as bordas da glândula à pele, evitando que volte a acumular líquidos.

Assim como na drenagem cirúrgica, é importante que a mulher volte ao ginecologista em, pelo menos, 48 horas para verificar se há líquido sendo novamente acumulado.

4. Bartolinectomia

A bartolinectomia é a cirurgia para remoção completa da glândula de Bartholin e é a última opção de tratamento, quando nenhum dos outros tratamentos tiveram efeito ou quando a inflamação destas glândulas é frequente. Entenda como é feita a bartolinectomia e como é a recuperação.

5. Tratamento caseiro

A melhor forma de tratamento caseira para a inflamação da glândula de Bartholin é a realização de um banho de assento com água morna a 35ºC por 15 minutos, pelo menos 3 a 4 vezes por dia. O banho de assento ajuda as glândulas a relaxarem e liberarem o líquido que está se acumulando no seu interior, diminuindo a inflamação e todo o desconforto associado.

No entanto, também é possível juntar ao banho de assento algumas plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias, anti-bactericidas, anti-sépticas ou cicatrizantes ginecológicas, como o barbatimão ou a aroeira, que vão acelerar o tratamento médico.

Ingredientes

• 15 g de casca de barbatimão;
  • 15 g da casca de aroeira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes a ferver durante 10 minutos. Depois deixar amornar, coar e fazer o banho de assento por pelo menos 15 minutos, 3 vezes por dia.