Citoneurin: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O Citoneurin é um analgésico e anti-inflamatório indicado para o tratamento da dor ou inflamação nos nervos em doenças como síndrome do túnel do carpo, fibromialgia ou dor no final da coluna, por exemplo, pois contém na sua composição vitaminas do complexo B como tiamina (vitamina B1), cianocobalamina (vitamina B12) e piridoxina (vitamina B6), que ajudam a reduzir a dor e a inflamação.

Esse remédio é vendido somente com prescrição médica e pode ser comprado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos ou ampola injetável para ser aplicada no músculo, por um profissional de saúde como enfermeiro ou farmacêutico.

O Citoneurin também pode conter dexametasona na sua composição, um tipo de corticóide com forte ação anti-inflamatória, sendo vendido com receita médica, na forma de ampola injetável com o nome comercial Dexa Citoneurin.  

Para que serve

O Citoneurin é indicado para o tratamento de:

  • Dor intensa ou inflamação nos nervos;
  • Dor no final da coluna;
  • Fibromialgia;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Inflamação da raiz do nervo;
  • Neuropatia diabética;
  • Dor que inicia no pescoço e irradia para o braço.

Além disso, o Citoneurin pode ser indicado como suplemento vitamínico para pessoas com deficiência de vitaminas do complexo B devido a dietas restritivas ou após cirurgia bariátrica, por exemplo.

O Citoneurin tem ação analgésica e anti-inflamatória, o que ajuda a reduzir a dor ou inflamação dos nervos, favorecendo a regeneração das fibras nervosas, e deve ser sempre indicado pelo médico após avaliação das condições de saúde de forma individualizada.

Como usar e posologia

O Citoneurin deve ser usado somente por adultos e a forma de uso varia de acordo com a apresentação e inclui: 

1. Citoneurin injetável

O Citoneurin injetável deve ser usado com indicação do médico clínico geral ou ortopedista, por exemplo, e aplicado no músculo do glúteo por um profissional de saúde com treinamento em aplicação de injeção, como enfermeiro ou farmacêutico.

A posologia do Citoneurin pode variar de acordo com a doença e inclui:

  • Dor ou inflamação nos nervos: a dose recomendada é de 1 ampola de Citoneurin 1000 ou 5000, a cada 3 dias;
  • Suplementação de vitaminas: a dose recomendada é de 1 ampola de Citoneurin 1000, 1 vez ao dia, ou 1 ampola de Citoneurin 5000, 1 vez por semana.

As doses e o tempo de tratamento podem variar conforme avaliação e orientação médica.

2. Citoneurin comprimido

O Citoneurin comprimido deve ser tomado com um copo de água, após uma refeição. O comprimido deve ser ingerido inteiro sem partir, sem mastigar, nos horários estabelecidos pelo médico.

No entanto, no caso de se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

A forma de uso do Citoneurin comprimidos varia conforme a doença e inclui:

  • Dor ou inflamação nos nervos: a dose recomendada é de 1 comprimido, 3 vezes por dia, podendo esta dose ser aumentada pelo médico em casos mais graves;
  • Suplementação de vitaminas: a dose recomendada é de 1 comprimido, 1 vez por semana, ou conforme orientação médica.

A duração do tratamento com Citoneurin comprimido deve ser sempre feita de acordo com a orientação médica.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com Citoneurin são dor e irritação no local da injeção, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, transpiração excessiva, batimentos cardíacos acelerados, coceira, urticária ou acne.

Além disso, o Citoneurin injetável pode causar alergia com sintomas que podem iniciar imediatamente após a injeção, como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, mal estar geral, sensação de desmaio, vermelhidão ou coceira na pele. Por isso, o Citoneurin injetável deve ser aplicado por um profissional de saúde para que se possa prestar os primeiros socorros imediatamente.

Quem não deve usar

O Citoneurin não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham mal de Parkinson que estejam em tratamento com levodopa.

Além disso, o Citoneurin também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à vitamina B1.

Conteúdo original publicado por Tua Saúde