Como manter os dentes saudáveis: dicas essenciais

Gostaria de saber dicas para manter seus dentes saudáveis? Sabemos que manter dentes saudáveis não é uma tarefa fácil, porém também não é impossível.

Se você deseja uma boca saudável, saiba que é preciso manter uma rotina de cuidados essenciais, e sim, é possível manter uma saúde bucal durante toda a vida.

Sabemos que um belo sorriso estampado no rosto, é um ótimo cartão de visitas, por tanto, confira aqui nesse artigo algumas dicas que vão te ajudar a ter um sorriso lindo e saudável.

Conheça dicas para cuidar da sua saúde bucal

O brasileiro costuma ter uma rotina muito corrida, e muitas vezes não temos tempo para fazer uma escovação depois de cada refeição.

Mesmo assim, é muito importante manter a boca saudável, vale todo o esforço possível, um sorriso bonito aumenta a autoestima de qualquer um, sem contar que previne problemas de saúde.

Não escovar diariamente ou uma vez a cada refeição, pode vim a gerar caries, dentes sensíveis ou até mesmo placas bacterianas.

Esses problemas podem ocasionar em inflamações na gengiva, mau hálito, o que é terrível em uma pessoa, e até mesmo a perca dos dentes.

Confira a seguir as dicas que preparamos para você.

Higienização

Higienizar sua boca não é uma tarefa tão complicada, manter uma rotina de higienização é importante e a falta dela pode prejudicar gradativamente a saúde bucal.

Aprendemos desde de criança que é de extrema importância escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, especialistas afirmam que a escovação antes de dormir é a mais importante.

Enquanto dormimos, nosso organismo faz com que a boca produza saliva, que é muito importante para a defesa dos dentes e gengivas, por esse motivo nossa boca deve estar limpa na hora de dormir.

Dentistas indicam o uso de fio dental sempre depois de qualquer refeição, é um passo importantíssimo para manter os dentes saudáveis.

Esteja atento quando for escolher sua escova de dentes, opte por aquelas que possuem cerdas macias, para não machucar a gengiva.

É importante ressaltar aqui, que não se esqueça da escovação da língua, pois ela acumula proliferação de bactérias causadoras de mal hálito e cáries.

Reduza a ingestão de doces e refrigerantes

Doces e refrigerantes são os maiores vilões de quem deseja manter uma boca saudável. Reduza o consumo de alimentos que contenha açúcar.

Se você é uma pessoa que adora doces e refrigerantes, uma boa dica para consumi-los é após as refeições, visto que você irá escovar os dentes.

Coma alimentos saudáveis

Alguns alimentos podem ser aliados para dentes saudáveis, como, leite, coco, nozes, castanhas, esses tipos de alimentos são capazes de gerar uma barreira protetora para seus dentes.

Os alimentos são sem dúvida um grande benefício para quem quer manter a saúde bucal, alguns deles também possuem a função de limpeza, como, maçã, pêra, legumes e verduras.

Evite o cigarro

Entre refrigerantes e doces, o tabagismo também é considerado um grande vilão para a saúde bucal.

Visto que os cigarros contem nicotina em sua substancia, a nicotina segundo especialistas, enfraquece os dentes.

A nicotina também afeta a imunidade do seu corpo, diminuindo a força das defesas do nosso organismo.

Visite regularmente seu dentista

O que não pode faltar na rotina de alguém que deseja ter os dentes saudáveis, são as visitas ao dentista frequentemente.

Somente o dentista pode te passar uma rotina de cuidados visando o que realmente seus dentes necessitam.

Pare e pense quando foi a última vez que foi ao dentista, se já faz tempo que isso aconteceu, está mais de que na hora de começar a agir.

Tenha dentes durante toda a vida, porém para isso acontecer, é preciso muita dedicação e esforço para manter sua boca limpa e saudável.