Coronavírus: Brasil registra quarto maior número de casos do mundo em uma semana, aponta OMS

Em um boletim divulgado nesta quarta-feira (8), a Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que o Brasil registrou o quarto maior número de casos de Covid no mundo na semana de 30 de maio a 5 de junho, com um aumento de 36% em relação à semana anterior.

O país só ficou atrás de Estados Unidos, China e Austrália (veja gráfico). O quinto maior número foi visto na Alemanha.

Covid: países com mais casos entre 30/05 e 05/06

Fonte: OMS

O número de casos registrados no Brasil correspondem a 7,15% dos mais de 3 milhões vistos em todo o mundo no período. Especialistas apontam, entretanto, que deve haver subnotificação.

“A subnotificação deixou a gente no escuro, mas a gente já sabia que estava numa subida [de casos]. Nós estávamos com um crescimento de positividade no teste, que é um indicador; algumas cidades já estavam com 40% a mais de positividade no teste”, lembrou a epidemiologista Ethel Maciel, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em entrevista ao g1 na semana passada.

O Brasil também figurou entre os que tiveram a maior quantidade de óbitos na semana: 652, conforme o levantamento da OMS – ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China. A Rússia e a Itália também ficaram entre os 5 países com mais mortes:

Covid: países com mais mortes entre 30/05 e 05/06

Fonte: OMS

O número de óbitos representa uma queda de 21% em relação à semana anterior – o país vem aparecendo entre os cinco que mais registram mortes por semana desde o início de maio, nos quatro levantamentos anteriores da OMS.

Apesar das posições, o monitoramento do consórcio de veículos de imprensa apontou que o mês passado foi o mês menos letal da pandemia no Brasil.

Conteúdo original publicado por g1.globo