Corpo saudável: 5 alimentos para aumentar suas defesas

Você sabe quais são os alimentos para ter um corpo saudável e forte?

Se você sofre de estresse, insônia e uma dieta pobre, você definitivamente tem um sistema imunológico fraco.

Neste artigo você saberá quais alimentos podem ajudar a fortalecer suas defesas e evitar que você fique doente a cada mudança de clima. Saiba mais detalhes aqui.

Corpo saudável: Como fortalecer meu sistema imunológico?

Estamos expostos a doenças o tempo todo, por isso o papel que a comida tem na nossa rotina alimentar é importante, pois influencia o nosso corpo, para melhor ou para pior.

Por exemplo, se consumirmos muita farinha e açúcar, nosso sistema imunológico enfraquecerá e permitirá que vírus e bactérias entrem em nosso corpo, o que não aconteceria se consumíssemos os alimentos adequadamente.

Segundo algumas pesquisas, existe uma relação entre a produção de oxirradicais e o desenvolvimento de doenças degenerativas.

Por isso, recomenda-se seguir uma dieta como parte de uma terapia antioxidante.

Para isso, o mais recomendável é o consumo de duas frutas e vegetais todos os dias.

Embora algumas pessoas optem por suplementos vitamínicos, o melhor é aprender a consumir os alimentos corretamente e seguir uma dieta diária saudável.

Conheça alguns alimentos que você pode adicionar à sua rotina e ajudarão a melhorar suas defesas e manter seu corpo saudável.

Alimentos com ômega 3 para um corpo saudável

O ômega 3 atua como anti-inflamatório e melhora o sistema imunológico. Entre os alimentos que contêm altas doses de ômega 3 estão os peixes oleosos, como:

  • As sardinhas
  • Cavalinha.
  • Cavalinha.
  • Salmão.

Outros alimentos que também fornecem quantidades significativas de ômega 3 são:

  • Nozes e sementes.
  • Óleos vegetais (chia, soja, canola).
  • Alimentos fortificados como ovos, iogurte, leite.

Alimentos cítricos

 corpo saudável

Certamente as frutas cítricas são o primeiro alimento que vem à mente quando se fala em aumentar suas defesas e manter o Corpo saudável.

Alguns vegetais como espinafre e repolho são necessários para incluir na dieta regular, assim como tomate, pimentão vermelho e verde; e frutas como laranja, kiwi, melão ou morango.

Consumir alimentos que nos fornecem vitamina C ajudará a fortalecer nosso sistema imunológico, a evitar resfriados, alergias e até reduzir seus sintomas.

Cebola e Alho

 corpo saudável

Eles são os alimentos preferidos pelas avós, pois consumi-los pode ajudar a proteger seu corpo de muitos vírus e bactérias.

Especialmente se consumirmos alho com frequência, pois além de seu sabor e aroma, contém compostos sulfúricos que fortalecem o sistema imunológico. Mantendo o corpo saudável.

Por sua vez, a cebola alivia a inflamação da garganta, pois ajuda a combater a tosse e outras doenças respiratórias, pois geralmente é um remédio natural contra a gripe.

Recomenda-se consumi-los de forma contínua para manter nosso corpo preparado e pronto para enfrentar qualquer vírus.

Alimentos com vitaminas A, D e E

Alguns desses alimentos contêm antioxidantes que devem ser incluídos em sua dieta diária, devido ao seu grande valor na prevenção de doenças e no fortalecimento do sistema imunológico.

Alimentos com vitamina A como cenoura, tomate, abóbora, acelga, brócolis e espinafre devem ser levados em consideração para serem consumidos continuamente.

Além disso, devemos incluir alimentos como bacalhau, sardinha, leite e ovos em nosso cardápio, especialmente em crianças em desenvolvimento.

Por outro lado, cereais, nozes, óleos, trigo e outros alimentos de folhas verdes contêm altos níveis de antioxidantes que ajudam a combater infecções que podem atacar nosso corpo.

Caldo de frango

 corpo saudável

A típica sopa preparada pela vovó tornou-se o remédio por excelência para resfriados e gripes.

O caldo de galinha quente ajuda a combater a congestão nasal e aumenta a temperatura do corpo, mantendo-nos hidratados.

O efeito reconfortante deste caldo parece ser mágico, pois logo após ser consumido parece que o corpo recupera suas forças e faz com que se sinta melhor aos poucos.

O gengibre também pode ser adicionado para aguçar seu efeito, junto com limão e alguns vegetais.

Como você pode ver, esses alimentos ajudarão você a combater infecções e melhorar suas defesas graças às diferentes propriedades que contêm.

Não se esqueça de incluí-los em sua dieta diária para manter seu corpo saudável, além de seguir sua dieta de forma correta e equilibrada.