O processo de envelhecimento da pele pode ser acelerado caso seja consumido certos tipos de alimentos.
Para evitar o envelhecimento prematuro e todas as suas consequências, é conveniente reduzirmos o consumo de certos produtos que podem acelerá-lo e influenciar nossa saúde geral.
Muitas pessoas procuram métodos e tratamentos para evitar o envelhecimento precoce.
Não surpreendentemente, muitos adquirem cremes, géis e outros produtos cosméticos que podem ser incluídos na rotina diária para atingir esse objetivo.
O que alguns não levam em conta é que, além desses remédios externos, existem hábitos que têm forte relação com o processo de envelhecimento.
Embora algumas boas práticas contribuam para prolongar a juventude, existem outras que são prejudiciais e aceleram esse processo.
Entre isso, mostra-se que a alimentação desempenha um papel importante.
Frutas e vegetais protegem contra danos celulares. No entanto, outros alimentos afetam diretamente a qualidade da pele e as funções do corpo.
O agravante de tudo isso é que muitos desconhecem os danos que causam ao organismo ao ingerirem continuamente alguns dos produtos comercializados no mercado.
Veja a seguir alguns hábitos que aceleram o processo de envelhecimento da pele.

1. Gorduras trans aceleram o processo de envelhecimento
As gorduras trans são um tipo de ácido graxo insaturado que é encontrado em grandes quantidades em alimentos processados, como batatas fritas, bolos ou margarina, entre outros.
Seu consumo excessivo tem forte ligação com o risco de obesidade e doenças do sistema cardiovascular.
Especialistas dizem que seu abuso leva a um desequilíbrio perigoso nos processos inflamatórios do corpo, que está ligado ao envelhecimento prematuro.
2. Sal refinado
Infelizmente para todos, o sal refinado é um produto cotidiano que faz parte da maioria dos pratos e refeições que comemos todos os dias.
Sua quantidade excessiva no corpo aumenta a retenção de líquidos e é um dos fatores que causa a hipertensão.
Como o corpo tem que multiplicar seus esforços para eliminá-lo, sua ingestão descontrolada influencia o aparecimento de rugas e os primeiros sinais de envelhecimento.
3. Carnes processadas aceleram o processo de envelhecimento
Os produtos de carne processada sempre parecem suculentos e frescos.
No entanto, por trás dessa aparência atraente, esconde-se um grande número de conservantes e produtos químicos que aumentam a inflamação e os problemas de pele.
Presunto, salsicha, bacon e alimentos similares impedem a produção da quantidade necessária de colágeno, uma proteína vital para a saúde e beleza da pele.
Isso é o que é responsável por manter a elasticidade e a juventude da pele. Também tem a ver com a saúde dos cabelos, ossos e articulações.
4. Açúcar
Açúcar também acelera o processo de envelhecimento. Açúcar refinado e todos os doces feitos a partir dele são as principais causas de diabetes, obesidade e celulite.
Geralmente são produtos altamente comercializados e consumidos. No entanto, seus efeitos negativos são inegáveis e são comparados aos causados por certas drogas.
O principal problema é que gera um forte vício e geralmente é muito difícil suprimi-lo ou substituí-lo por alternativas mais saudáveis.
5. Xarope de glicose ou frutose
Por outro lado, o xarope de glicose é um substituto barato para o açúcar. É utilizado na produção de doces comerciais, refrigerantes e um grande número de produtos enlatados.
Sua função é dar um sabor mais agradável aos alimentos e também prolongar seu processo de conservação.
No entanto, está comprovado que sua ingestão aumenta o risco de danos nos rins, insuficiência cardíaca e problemas dentários.
Como esperado, também tem efeitos negativos na qualidade da pele, reduzindo o colágeno e causando flacidez, causando o envelhecimento.
6. Álcool
Em centenas de ocasiões fomos alertados sobre os perigos que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas acarreta.
Suas substâncias tóxicas são metabolizadas no fígado e ao longo do tempo podem afetar suas principais funções.
A necessidade de neutralizar grandes quantidades impede que este órgão desempenhe suas tarefas de forma otimizada. A longo prazo, tudo se refletirá no estado da pele e nos problemas de saúde.
7. Farinhas refinadas
As farinhas refinadas e todos os seus derivados favorecem o processo inflamatório e levam ao desenvolvimento de patologias crônicas.
Consumi-los em quantidades descontroladas aumenta o risco de danos oxidativos devido à ação dos radicais livres e leva ao desequilíbrio metabólico.
Saiba mais sobre o processo de envelhecimento no vídeo abaixo.