Descubra 7 coisas que aceleram o processo de envelhecimento

O processo de envelhecimento da pele pode ser acelerado caso seja consumido certos tipos de alimentos.

Para evitar o envelhecimento prematuro e todas as suas consequências, é conveniente reduzirmos o consumo de certos produtos que podem acelerá-lo e influenciar nossa saúde geral.

Muitas pessoas procuram métodos e tratamentos para evitar o envelhecimento precoce.

Não surpreendentemente, muitos adquirem cremes, géis e outros produtos cosméticos que podem ser incluídos na rotina diária para atingir esse objetivo.

O que alguns não levam em conta é que, além desses remédios externos, existem hábitos que têm forte relação com o processo de envelhecimento.

Embora algumas boas práticas contribuam para prolongar a juventude, existem outras que são prejudiciais e aceleram esse processo.

Entre isso, mostra-se que a alimentação desempenha um papel importante.

Frutas e vegetais protegem contra danos celulares. No entanto, outros alimentos afetam diretamente a qualidade da pele e as funções do corpo.

O agravante de tudo isso é que muitos desconhecem os danos que causam ao organismo ao ingerirem continuamente alguns dos produtos comercializados no mercado.

Veja a seguir alguns hábitos que aceleram o processo de envelhecimento da pele.

processo de envelhecimento

1. Gorduras trans aceleram o processo de envelhecimento

As gorduras trans são um tipo de ácido graxo insaturado que é encontrado em grandes quantidades em alimentos processados, como batatas fritas, bolos ou margarina, entre outros.

Seu consumo excessivo tem forte ligação com o risco de obesidade e doenças do sistema cardiovascular.

Especialistas dizem que seu abuso leva a um desequilíbrio perigoso nos processos inflamatórios do corpo, que está ligado ao envelhecimento prematuro.

2. Sal refinado

Infelizmente para todos, o sal refinado é um produto cotidiano que faz parte da maioria dos pratos e refeições que comemos todos os dias.

Sua quantidade excessiva no corpo aumenta a retenção de líquidos e é um dos fatores que causa a hipertensão.

Como o corpo tem que multiplicar seus esforços para eliminá-lo, sua ingestão descontrolada influencia o aparecimento de rugas e os primeiros sinais de envelhecimento.

3. Carnes processadas aceleram o processo de envelhecimento

Os produtos de carne processada sempre parecem suculentos e frescos.

No entanto, por trás dessa aparência atraente, esconde-se um grande número de conservantes e produtos químicos que aumentam a inflamação e os problemas de pele.

Presunto, salsicha, bacon e alimentos similares impedem a produção da quantidade necessária de colágeno, uma proteína vital para a saúde e beleza da pele.

Isso é o que é responsável por manter a elasticidade e a juventude da pele. Também tem a ver com a saúde dos cabelos, ossos e articulações.

4. Açúcar

Açúcar também acelera o processo de envelhecimento. Açúcar refinado e todos os doces feitos a partir dele são as principais causas de diabetes, obesidade e celulite.

Geralmente são produtos altamente comercializados e consumidos. No entanto, seus efeitos negativos são inegáveis ​​e são comparados aos causados ​​por certas drogas.

O principal problema é que gera um forte vício e geralmente é muito difícil suprimi-lo ou substituí-lo por alternativas mais saudáveis.

5. Xarope de glicose ou frutose

Por outro lado, o xarope de glicose é um substituto barato para o açúcar. É utilizado na produção de doces comerciais, refrigerantes e um grande número de produtos enlatados.

Sua função é dar um sabor mais agradável aos alimentos e também prolongar seu processo de conservação.

No entanto, está comprovado que sua ingestão aumenta o risco de danos nos rins, insuficiência cardíaca e problemas dentários.

Como esperado, também tem efeitos negativos na qualidade da pele, reduzindo o colágeno e causando flacidez, causando o envelhecimento.

6. Álcool

Em centenas de ocasiões fomos alertados sobre os perigos que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas acarreta.

Suas substâncias tóxicas são metabolizadas no fígado e ao longo do tempo podem afetar suas principais funções.

A necessidade de neutralizar grandes quantidades impede que este órgão desempenhe suas tarefas de forma otimizada. A longo prazo, tudo se refletirá no estado da pele e nos problemas de saúde.

7. Farinhas refinadas

As farinhas refinadas e todos os seus derivados favorecem o processo inflamatório e levam ao desenvolvimento de patologias crônicas.

Consumi-los em quantidades descontroladas aumenta o risco de danos oxidativos devido à ação dos radicais livres e leva ao desequilíbrio metabólico.

Saiba mais sobre o processo de envelhecimento no vídeo abaixo.