Descubra como remover manchas na pele causada pela idade

Não há remédio melhor do que a prevenção, por isso é tão importante aprender desde cedo a cuidar da pele corretamente.

E quando o assunto é prevenção de manchas na pele, a melhor medida é a aplicação diária de protetor solar.

Como remover manchas da idade na pele?

As manchas na pele causadas pela idade, são um dos problemas estéticos mais comuns em pessoas com mais de quarenta anos. Por isso, muitas pessoas se perguntam se é possível remover manchas e como.

A seguir, falaremos sobre as opções de tratamento que existem e quais aspectos você deve levar em consideração para dizer adeus às manchas que acrescentam anos à sua vida e não fazem você se sentir confortável no seu dia a dia.

O que há para saber sobre manchas de idade?

Com o tempo, as marcas na derme tornam-se maiores ou mais escuras. Em outras palavras, as manchas da idade são refletidas na pele, que embora não sejam indolores ou apresentem sintomas. Podem ser inestéticas para algumas pessoas.

Especificamente, eles são chamados de “lentigos solares” ou “manchas do fígado”.

São marcas planas marrons ou pretas que aparecem em várias partes do corpo. São comuns principalmente na face, pescoço e dorso das mãos.

Em algumas pessoas também aparecem nos ombros, costas e pés. Eles também podem ser de tamanhos diferentes.

Essas manchas na pele podem ser vistas a partir dos cinquenta anos.  Eles estão relacionados à exposição excessiva aos raios UV.

Embora na maioria dos casos sejam inofensivos, é necessário um exame médico para descartar que contenham células cancerígenas.

Certamente, a descoloração no rosto, pescoço ou mãos é muito comum. Principalmente em mulheres de meia idade.

Para entender esse fenômeno, devemos falar sobre a melanina, o pigmento que dá cor à pele.

Quando a melanina está em contato com o sol, sua produção aumenta. Isso para proteger as camadas internas da pele dos raios UV prejudiciais.

A mesma coisa acontece com o uso prolongado de lâmpadas ou camas de bronzeamento.

Outros fatores que contribuem para o aparecimento de manchas são doenças crônicas, envelhecimento e maus hábitos de vida.

Como remover manchas da idade na pele?

Dependendo da pessoa, o método para remover manchas na pele deve ser um ou outro. Daí em parte a importância de ir ao dermatologista para um check-up, diagnóstico e tratamento.

Os tratamentos para mitigar ou eliminar manchas da idade são:

• Crioterapia.
  • Remédios.
  • Dermoabrasão.
  • esfoliação química.
  • Microdermoabrasão.
  • Laser e luz intensa pulsada.

Independente do tratamento determinado pelo médico, a partir de sua finalização será imprescindível o uso de proteção solar de amplo espectro para proteger a pele e evitar manchas novamente.

Esses tratamentos duram muito?

Eles requerem hospitalização? Geralmente não levam muito tempo por sessão e não requerem hospitalização. Por outro lado, com bons cuidados, com o passar dos dias, você pode ver os resultados.

Durante o tratamento e no período subsequente, o médico poderá prescrever alguns produtos específicos de limpeza e hidratação.

É importante eliminá-los de acordo com suas indicações para completar o tratamento de forma satisfatória.

O caso do suco de limão, a pior opção

Embora muitas vezes se diga que o suco de limão é um ‘removedor de manchas’ natural, capaz até de fornecer antioxidantes à pele, a verdade é que os dermatologistas não recomendam de forma alguma usá-lo na pele.

Uma das razões pelas quais eles não recomendam é porque pode irritar a pele e expô-la ainda mais a reações adversas.

Além disso, em vez de ‘remover’ as manchas, o que ele faz é manchar ainda mais a pele. O mesmo vale para peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio.

Se você deseja remover manchas da idade em sua pele, evite usar remédios caseiros e siga as recomendações do seu dermatologista para obter melhores resultados.

Saiba mais sobre como remover manchas na pele causada pela idade no vídeo abaixo.