Doença de Lyme: saiba os sintomas e causas da doença que teria feito Justin Bieber adiar shows

A Doença de Lyme é uma enfermidade causada por uma bactéria transmitida pela picada de carrapato e pode afetar todos os sistemas do corpo humano.

Esta enfermidade é causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi, que é transmitida por um carrapato do grupo Ixodes.

A doença pode ser muito grave, especialmente quando acomete o sistema nervoso central. Nestes casos, ela pode causar desde meningite até um quadro de fraqueza muscular, que afeta especialmente braços e/ou pernas.

Esta doença é rara no Brasil e mais frequente nos Estados Unidos e Europa. A doença foi descoberta na década de 70, na cidade de Lyme, em Connecticut, nos Estados Unidos.

Ela costuma ter início com uma lesão na pele e, depois, pode causar sintomas semelhantes a uma virose, como dores na cabeça e febre. Posteriormente, o paciente pode ter manifestações na pele, nas articulações, no sistema nervoso ou no coração.

O tratamento, por sua vez, é eficaz tendo que ser feita a administração com antibióticos.

Doença de Lyme: entenda as causas e sintomas da doença que afastou Bieber de shows

2 de 3
Anúncio de Justin Bieber no Instagram — Foto: Reprodução

Anúncio de Justin Bieber no Instagram — Foto: Reprodução

Apesar de não ter citado nominalmente a Doença de Lyme como motivo do adiamento dos shows, o cantor Justin Bieber já tinha anunciado em 2020 que foi diagnosticado com a enfermidade.

Ele precisou adiar três shows de sua turnê mundial por causa de problemas dos saúde. Ele iria cantar em Toronto, no Canadá, nesta terça (7) e na quarta (8) e em Washington, nos EUA, na sexta (10).

“Não acredito que estou dizendo isso. Fiz de tudo para melhorar, mas minha doença está piorando”, ele escreveu no Instagram nesta terça-feira (7).

“Meu coração está partido por ter que adiar esses próximos shows (por ordens dos médicos). Para todo o meu público, eu amo muito vocês e vou descansar e melhorar!”

Avril Lavigne também enfrenta doença

3 de 3
Avril Lavigne no VMA 2021 — Foto: Evan Agostini/Invision/AP

Avril Lavigne no VMA 2021 — Foto: Evan Agostini/Invision/AP

A cantora Avril Lavigne também já contraiu a doença e parou a carreira durante cinco anos para se tratar.

“Eu passei os últimos anos casa doente lutando contra a Doença de Lyme. Estes foram os piores anos da minha vida enquanto eu passava por batalhas físicas e emocionais”, contou Avril.

Lavigne revelou em 2015 sofrer da doença. Na época, a cantora também anunciou a criação de uma fundação que leva seu nome e que apoia e dá suporte a pessoas que sofrem com a doença.

Conteúdo original publicado por g1.globo