Infecção urinária: o que é, sintomas, causas e tratamento

A infecção urinária é uma infecção causada por microorganismos, principalmente bactérias e fungos, que pode ocorrer em qualquer lugar das vias urinárias, como uretra, bexiga, ureteres e rins.

Os sintomas são parecidos entre homens e mulheres, podendo variar de acordo com o local da infecção nas vias urinárias. De forma geral, em caso de infecção urinária, é comum haver vontade súbita de urinar, dor para urinar e sensação de pressão na bexiga. Em situações mais graves, pode ser notada febre, calafrios e dor nas costas.

Em caso de suspeita de infecção urinária, é importante consultar um clínico geral, urologista ou ginecologista assim que possível para que seja feito o diagnóstico e o tratamento apropriado seja iniciado, que normalmente envolve o uso de antibióticos, podendo ser necessário que a pessoa fique no hospital, em alguns casos.

Sintomas de infecção urinária

Os sintomas mais comuns de infecção urinária incluem:

• Necessidade de urinar várias vezes ao dia;
  • Desejo repentino para urinar;
  • Dor e ardor para urinar;
  • Sensação de pressão ou dor na bexiga;
  • Mal estar;
  • Perda de urina na roupa;
  • Urina com mal cheiro.

No entanto, estes sintomas podem não estar presentes nos casos em que a infecção afeta principalmente os rins, onde geralmente é mais grave, podendo causar febre, calafrios, dor nas costas, náusea e vômitos.

Assim, caso sintomas de infecção urinária estejam presentes, é importante consultar um clínico geral, urologista ou ginecologista assim que possível para que o tratamento mais adequado seja indicado, prevenindo o desenvolvimento de complicações. Conheça mais sintomas de infecção urinária.

Principais causas

A infecção urinária é causada principalmente por  bactérias como Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Proteus mirabilis. No entanto, alguns vírus e fungos, como a Candida albicans, também podem ser causadores, porém são mais raros de serem encontrados.

Os microrganismos causadores da infecção urinária estão naturalmente presentes no organismo, principalmente no intestino, sem que cause sinais ou sintomas. Porém, devido a alterações na imunidade podem proliferar e levar aos sintomas de infecção. Além disso, alguns fatores podem aumentar a chance de ocorrer infecção, como:

• Malformações nas vias urinárias;
  • Atividade sexual;
  • Infecções urinárias anteriores;
  • Uso de preservativos e espermicidas;
  • Trauma;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Necessidade de cateterismo vesical.

Além disso, mulheres também têm maior risco de infecção urinária em comparação aos homens por terem uma uretra menor e devido à proximidade da abertura da uretra com o ânus e interior da vagina. Confira mais causas de infecção urinária.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da infecção urinária é feito pelo médico por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, pode ser indicada a realização de exame de urina do tipo I, conhecido como EAS, e urocultura com o objetivo de identificar o microrganismo responsável pelos sintomas, sendo principalmente indicado quando a pessoa possui infecção urinária de repetição e nos casos mais graves.

Geralmente, quando a urocultura é solicitada, é também realizado o antibiograma para avaliar o perfil de sensibilidade e resistência do agente infeccioso e, assim, o médico consegue indicar o tratamento mais adequado. Entenda o que é e como é feita a urocultura com antibiograma.

Tipos de infecção urinária

A infecção urinária pode ser classificada de acordo com o local em que a infecção ocorre nas vias urinárias em:

• Uretrite: infecção que envolve apenas a uretra;
  • Cistite: quando infecção envolve principalmente a bexiga;
  • Pielonefrite: quando a infecção afeta principalmente os rins.

A identificação do tipo da infecção geralmente é realizada através da avaliação dos sinais e sintomas pelo médico e é importante para decidir o tratamento mais apropriado.

Tratamento da infecção urinária

O tratamento da infecção urinária deve ser indicado pelo médico e normalmente envolve o uso de antibióticos, como nitrofurantoína ou ciprofloxacino, para eliminar o microorganismo causador.

Mesmo que a infecção ocorra nos rins, é possível que o tratamento seja realizado sem a necessidade de internação, no entanto, muitas vezes o tratamento no hospital é importante devido à gravidade ou risco de piora, como ocorre em grávidas, pacientes com transplante renal ou com cálculos renais. Entenda melhor o tratamento da infecção urinária.

Alguns chás e remédios caseiros, como chá de cavalinha ou dente de leão, são capazes de aliviar os sintomas de infecção urinária, por possuírem propriedades antibacterianas e diuréticas. No entanto, devido ao risco de piora da infecção, o tratamento da infecção urinária com chás e remédios caseiros não substitui o tratamento com antibióticos e nunca devem ser utilizados sozinhos. Conheça os remédios caseiros que podem complementar o tratamento da infecção urinária.