Má digestão: o que é, sintomas, causas e tratamento

A má digestão é uma situação que pode acontecer após o consumo de alimentos muito gordurosos ou quando se bebe muito líquido durante a refeição, o que deixa a digestão mais lenta e causa o aparecimento dos sintomas de má digestão, como sensação de estômago cheio, gases, desconforto abdominal, arrotos frequentes e enjoo.

É recomendado ir ao médico quando a sensação de estômago cheio é frequente, havendo episódios diários, ou quando se repetem mais de 8 vezes por mês. Nesses casos, o médico pode avaliar os sintomas apresentados pela pessoa e analisar os hábitos alimentares, além de indicar a realização de exames para descartar outras causas dos sintomas.

Em caso de má digestão, é recomendado que a pessoa tenha uma alimentação mais leve, evitando alimentos muito gordurosos e processados. Além disso, pode ser interessante consumir chás com propriedades digestivas, como o chá de boldo ou o chá de erva-doce, desde que indicados pelo médico, para aliviar os sintomas.

Sintomas de má digestão

Os principais sintomas de má digestão são:

• Sensação de estômago cheio, mesmo após ter comido pouco;
  • Gases;
  • Desconforto abdominal;
  • Azia e queimação;
  • Arrotos frequentes;
  • Enjoos e vômitos;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Cansaço.

Na presença de sintomas frequentes de má digestão, é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja feita uma avaliação e sejam indicados remédios que ajudem a aliviar os sintomas, além de poderem ser indicadas medidas que ajudem a prevenir o desenvolvimento de anemia e falta de vitaminas, uma vez que a má digestão pode interferir na absorção de nutrientes no intestino.

Principais causas

A má digestão normalmente está relacionada com hábitos alimentares, sendo mais comum de acontecer em pessoas que consomem alimentos mais gordurosos e processados e carnes, já que o processo de digestão desses alimentos é mais difícil, resultando no aparecimento dos sintomas.

Além disso, os sintomas de má digestão também podem acontecer quando se consome muito líquidos durante a refeição, já que acontece o aumento do volume do estômago, tornando a digestão mais lenta.

Essa situação também pode ser consequência do fato de se comer muito rápido, não mastigando os alimentos adequadamente, o que interfere diretamente no processo digestivo.

Como é o tratamento

O tratamento para má digestão deve ser indicado gastroenterologista ou clínico geral de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa. Assim, podem ser indicado o uso de alguns remédios para aliviar os sintomas e melhorar a digestão como Gaviscon, Mylanta plus e Eparema, por exemplo.

Além disso, existem alguns remédios caseiros e naturais que também possuem propriedades digestivas e que poderiam ser indicados como forma de complementar o tratamento indicado pelo médico, como leite de magnésia, chá de boldo e chá de erva-doce. Uma outra boa opção é comer uma fatia de abacaxi ou tomar cerca de 50 ml do seu suco puro, sem adicionar água para diluir, já que facilita e acelera a digestão, principalmente de refeições gordurosas. Veja o que tomar para má digestão.

O que comer

A dieta para combater a sensação de estômago cheio deve ter principalmente alimentos de fácil digestão e que não irritam o estômago, como gelatina, sucos de frutas, pão e biscoitos sem recheio, evitando também o consumo de líquidos durante a refeição.

Os alimentos que devem ser evitados são especialmente os que contém muitas fibras e que estimulam a produção de gases, como vegetais verde folhosos, feijão, ovos e os alimentos embutidos e ricos em gordura como manteiga, requeijão, leite e carnes vermelhas. Além disso, também é importante evitar alimentos industrializados e processados, pois costumam ser ricos em gordura e conservantes que irritam o intestino.