Melhores frutas para a pele: Como elas podem ajudar

Você sabe quais são as melhores frutas para a pele? E como elas podem ajudar?

A pele é o maior órgão de todo o nosso corpo e é responsável por atuar como uma barreira protetora entre o corpo e o ambiente que nos cerca.

Por isso, como o resto dos órgãos, precisa de nutrientes para renovar suas estruturas, e uma alimentação balanceada será essencial para alcançá-los.

A pele também pode refletir a presença de algumas patologias, desequilíbrios hormonais, alergias alimentares ou uma alimentação desequilibrada.

Portanto, embora os tratamentos estéticos possam melhorar sua aparência, é importante ir à raiz do problema para eliminá-lo completamente.

Algumas recomendações gerais sobre alimentos que podem melhorar a aparência da pele são:

  • Evite alimentos refinados, farinhas, óleos, açúcar e ultra processados.
  • Priorize alimentos locais e sazonais, para garantir o fornecimento de vitaminas e minerais.
  • Mantenha uma boa hidratação, bebendo bastante água, infusões ou incluindo alimentos com alto percentual de água, como frutas, na dieta.

Quais são as melhores frutas para a pele?

Entre todos os alimentos, as frutas desempenham um papel essencial no cuidado da pele, devido ao seu aporte de hidratação, vitaminas e compostos antioxidantes.

Na lista a seguir, mostramos quais são as melhores frutas para a pele.

Melhores frutas

Toranja

Assim como o tomate, a toranja é uma das melhores frutas para a pele, é rica em licopeno, um composto que é um poderoso antioxidante.

Além disso, também é rico em vitaminas e flavonoides, que melhoram a aparência da pele.

A ingestão calórica da toranja é muito baixa, apenas 26 kcal por 100 g, tornando-a adequada para qualquer dieta.

Laranja

A laranja é uma das melhores frutas para a pele devido ao seu alto teor de vitamina C, um antioxidante que tem a propriedade de revitalizar a pele baça e retardar o envelhecimento da pele.

Este composto também favorece a síntese de colágeno, favorecendo a elasticidade da pele.

Kiwi

Sempre que falamos em vitamina C, pensamos em frutas cítricas, mas o kiwi tem ainda mais desse micronutriente, 92,7 mg de vitamina C por 100 g de fruta, do que a laranja, que tem cerca de 53,2 mg para cada 100 g.

Romã

Quando se dala em melhores frutas, outra fruta com poderoso efeito antioxidante é a romã, que é muito rica em ácido elágico, um polifenol com capacidade de reduzir a resposta inflamatória do organismo, que pode favorecer a pele com tendência acneica.

Além de atuar como protetor contra os danos causados ​​na pele devido ao excesso de sol.

Manga

A manga é uma poderosa fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A, com efeito antioxidante e também estimula a formação de colágeno, além de ser um importante protetor contra os danos causados ​​pelo sol.

Pode ser encontrada, além da manga, em frutas e vegetais alaranjados, como cenoura, damasco, abóbora, e em vegetais de folhas verdes, como espinafre ou acelga.

Frutas vermelhas

Uma das melhores frutas para a pele, morangos e frutas vermelhas são outras dessas frutas que são muito ricas em vitamina C e, portanto, grandes antioxidantes.

Um punhado de mirtilos, morangos, amoras, framboesas ou groselhas fornecem o dobro da quantidade mínima diária de vitamina C. Eles também são ricos em outros compostos, como betacaroteno e polifenóis.

A melhor maneira de consumir a fruta é:

Inteiro, em vez de em suco. Isso ocorre porque ao espremê-lo removemos sua matriz e fibra, que tem um papel importante na saúde digestiva e também nos dá um maior efeito de saciedade.

Cru, porque quando cozinhados, os tratamentos térmicos a que podem ser submetidos farão com que percam compostos importantes e benéficos para a saúde, como as vitaminas termos sensíveis.

Máscaras de frutas caseiras são boas?

Pode-se concluir que, devido aos seus múltiplos compostos benéficos para a pele, os frutos devem ser aplicados diretamente na pele de forma tópica.

No entanto, isso não é inteiramente o caso, máscaras de frutas caseiras têm seus prós e contras.

  • Algumas frutas, como os figos, aplicadas topicamente podem ter um leve efeito hidratante devido a sua redução na perda de água.
  • O abacate aplicado em forma de máscara também pode promover a hidratação, além de proporcionar um leve efeito antioxidante devido ao seu alto teor de vitamina E.
  • Os princípios ativos benéficos da casca podem variar sua concentração na fruta dependendo da época, grau de maturação, tipo de cultura…
  • Além dos princípios benéficos para a pele, a fruta contém muitas outras substâncias complexas que podem causar alterações inesperadas na pele.

Saiba mais sobre as melhores frutas para a pele no vídeo abaixo.