O que é ortorexia

Você sabe o que é ortorexia? Costuma manter a alimentação saudável? Você passa grande parte do seu tempo pensando no que você vai comer?  Como você vai preparar os seus alimentos, aquele alimento é realmente saudável?

Aponto desse pensamento prejudicar suas relações sociais, o seu tempo, sua concentração no trabalho, nos estudos saber que isso pode ser um transtorno de chamado ortorexia.

Veja a seguir um pouquinho sobre um transtorno chamado ortorexia.

O que é ortorexia?

Embora ainda não esteja contido no dsm-5 “o principal manual de saúde mental”. Utilizado ao redor do mundo, apesar da ortorexia ainda não fazer parte de um dos transtornos mentais ainda na versão do dsm-5.

Alguns estudos já têm sido apontados mostrando autoraxia como um transtorno alimentar futuro.

O que que acontece na ortorexia, são pessoas que ficam extremamente preocupadas, pensão exageradamente em alimentos saudáveis.

Sintomas da ortorexia

Agora que você já sabe o que é ortorexia , entenda os principais sintomas.

Pessoas que se preocupam principalmente com a parte nutricional, com a parte saudável dos alimentos, se são alimentos adequados para saúde, se são alimentos que não tem nenhum componente maléfico para o organismo, como sal açúcar gordura trans por exemplo.

Essas são as principais características desse transtorno. Então se você passa maior parte do seu dia pensando, escolhendo, ou preparando uma alimentação saudável, pode ser sintomas da ortorexia.

Esse é um dos sintomas, se sentir extremamente ansioso, culpado ou até impuro se você tem que comer ou se você acaba comendo algum alimento não saudável, o seu senso de paz de tranquilidade de missão cumprida acaba.

Diretamente correlacionado aquilo que você come ao seu grau de satisfação com relação a parte saudável, daquilo que você tá comendo, você até tem vontade de relaxar com relação a sua alimentação mas você não se permite.

Com o tempo você vai eliminando cada vez mais alimentos do seu cardápio, e restringindo muito a sua alimentação.

Prejuízos da Ortorexia   

Aqueles alimentos que vocês julgam, que você estuda e que são alimentos saudáveis, e se esse comportamento de comer apenas alguns elementos específicos que você julga que estão saudáveis acabou de causando prejuízos?

Prejuízos sociais, queda de cabelo, unhas enfraquecidas, desnutrição ou outros tipos de prejuízos a sua saúde mental a sua saúde física, ou ao seu convívio social.

Esses podem ser sinais de que você está com uma ortorexia. A ortorexia é a obsessão de comer de forma certa, adequada e saudável.

São pessoas que estudam muito sobre alimentos e que só se propõe a comer aqueles alimentos que são realmente adequados para a saúde física.

Essas pessoas que se preocupam muito com a qualidade dos alimentos, que se preocupa muito com o modo de preparo desses alimentos.

Desvantagens da ortorexia

Pesquisas mostram que os alimentos começam a perder suas capacidades nutritivas mesmo a partir de uma certa temperatura.

Então essas pessoas se preocupam muito com a qualidade dos alimentos, com modo de preparo delas, passam grande parte do seu dia planejando suas refeições, e isso acaba prejudicando o convívio social.

Porque são pessoas que não gostam de estar no convívio social envolvendo a parte alimentar.

Porque elas precisam ter esse controle do que elas estão comendo, do quanto elas estão comendo, como foi feito esse alimento, se não tem nenhum tipo de processado na preparação de alimento.

Então geralmente são pessoas que gostam de levar o seu próprio lanchinho, a sua própria marmita e se proponha comer extremamente aquilo que eles prepararam

Alimentos que que possuam qualquer quantidade de açúcar, glúten, alimentos processados, eles são proibidos no cardápio de quem tem uma ortorexia.

Outra característica interessante que eles preferem são produtos orgânicos, o mais natural possível, e tem muita dificuldade em comer fora de casa na casa de outras pessoas em restaurantes por melhores que sejam.

saiba mais sobre o que é ortorexia no vídeo abaixo.