Período fértil: como calcular e 6 sintomas que seu corpo dá

​É possível saber quando é o período fértil através dos dias da menstruação e dos sintomas que a mulher apresenta durante a ovulação, como aumento da secreção vaginal e da libido. O período fértil dura 6 dias e acontece todos os meses até a menopausa, começando entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

Saber exatamente quando é o período fértil é importante para quem está tentando engravidar, para saber quando deve ter contato íntimo porque assim há um aumento das chances de gravidez. Coloque aqui os seus dados e saiba qual é o seu período mais fértil do mês para engravidar ou prevenir a gravidez:

As mulheres que não desejam engravidar devem optar por um método contraceptivo, que não inclua somente a observação do período fértil. Se você não está tentando engravidar veja qual o método contraceptivo mais indicado para você.

6 sinais comuns do período fértil/ovulação

Os principais sintomas de que a mulher está no período fértil e, por isso, ovulando são:

1. Secreção vaginal transparente

A secreção vaginal transparente, semelhante à clara de ovo crua, é o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando e, nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal.

Além de ser um sinal de período fértil, quando o muco vaginal torna-se mais fluido e transparente, os espermatozoides encontram mais facilidade para chegar ao óvulo, facilitando a fecundação.

2. Aparecimento de espinhas

O aparecimento das espinhas é comum quando o período fértil está próximo, pois nesse período a pela da mulher tende a ficar mais oleosa, favorecendo o aparecimento de pequenos cravos e espinhas, mesmo após o período da adolescência.

3. Ligeiro aumento da temperatura

O aumento da temperatura corporal acontece devido aos esforços realizados que o organismo faz para preparar-se para a fecundação. Nesse período os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, que é responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC, que pode ser medida com um termômetro logo ao acordar.

4. Aumento da libido e do apetite

Esse sintoma também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.

5. Dor no baixo ventre

A dor no baixo ventre, que é a dor na parte de baixo da barriga, mais ou menos na altura dos ovários, é um dos sintomas mais frequentes. Algumas mulheres podem sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, o que é a indicação concreta de que está ovulando.

6. Irritação e instabilidade emocional

A variação do humor também é comum no período fértil, acontecendo principalmente devido às alterações hormonais comuns do período.

As mulheres que estão tentando engravidar mas têm dificuldade em calcular o período fértil ou não consegue identificar seus sintomas, podem optar por fazer um teste de ovulação que se compra na farmácia. Veja como funciona e como fazer o teste de ovulação.

Quem tem a menstruação irregular também pode calcular o período fértil. Assista no vídeo como calcular: