A pele dos pés é diferente do resto do corpo, é muito mais grossa que a de outras partes (pode ser até 50 vezes mais grossa que a do rosto, por exemplo).
A hipoderme tem um número maior de células do tecido adiposo que serve de amortecimento para suportar o peso do corpo ao caminhar.
Mas a hipoderme, que faz com que ela perca água e seque com mais facilidade do que a pele em outras áreas.
Com a chegada do verão, principalmente devido às suas condições especiais de temperatura e umidade, é muito importante cuidar dos pés para evitar possíveis lesões na pele.
Por que os pés ficam mais secos no verão?
A pele dos pés tem tendência à desidratação devido à falta de substâncias gordurosas que acabamos de comentar.
Essa falta de hidratação pode se apresentar com descamação, coceira ou aparecimento de aspereza e rachaduras quando isso é mais importante.
Quando chega o verão, nossos pés passam mais tempo ao ar livre, sem sapatos ou com sandálias ou outros calçados abertos, de modo que o ressecamento ambiental e a exposição à radiação solar favorecem ainda mais a desidratação.
A sola, o suporte e o amortecimento do calçado que utiliza são muito importantes, pois determinam a pressão que os seus pés irão suportar.
O calçado descoberto no calcanhar, tão comum no verão, favorece a secura da pele nessa zona devido ao atrito e à pressão a que o calcanhar é submetido.
Ao aumentar a pressão em uma área, a circulação sanguínea é dificultada e com ela a chegada de nutrientes e oxigênio às células das camadas mais externas, o que favorece o aumento de pele morta e áreas escamosas.
O excesso de peso e o hábito de andar descalço aumentam as áreas de pressão dos pés, favorecendo o ressecamento.
Cloro, areia, pedras, fricção nas bordas da piscina, calor excessivo, são fatores que favorecem a deterioração dos pés.
Os cuidados necessários para manter seus pés saudáveis e bonitos
Os pés são uma parte muito importante do nosso corpo, aos quais costumamos dedicar poucos cuidados até o verão chegar e queremos descobri-los.
Mas como o resto da sua pele, eles precisam de cuidados diários para ficarem saudáveis e bonitos. Veja a seguir algumas dicas para cuidar da pele dos pés.
Higiene
Um dos passos mais importantes quando ao assunto é cuidar da pele dos pés.
Quando se trata de higiene, não é aconselhável usar água muito quente ou ficar muito tempo na água para evitar a eliminação excessiva dos lipídios naturais da pele.
Por isso também é conveniente usar sabonetes suaves, sem detergentes ou outros ingredientes ativos que arrastem, além da sujeira, a camada oleosa da pele.
Uma vez por semana é recomendado o uso de um esfoliante para ajudar a renovar a pele e remover as células mortas.
Hidratação
Tal como acontece com o resto da pele, a hidratação diária dos pés é essencial para manter a pele confortável e saudável.
De preferência após o duche e com um creme específico adaptado às necessidades específicas da pele dos pés.
Calçados
Para um bom estado dos pés é muito importante usar calçado adequado, largo, sem costuras que provoquem fricção e sem demasiado salto (menos de 3 cm).
Sapatos que esfregam ou alteram a distribuição da pressão nas diferentes áreas de seus pés causarão dureza, calos ou mesmo rachaduras.
Alimentando
Beber entre 1,5 e 2 litros de água e ter uma alimentação saudável rica em frutas e legumes é um bom hábito para manter a pele saudável.
Protetor solar
Você não deve esquecer também de proteger seus pés do sol, não só pelo ressecamento que a radiação ultravioleta pode causar, mas também porque é uma área onde tendemos a esquecer de aplicar fotoprotetor e que depois de todo o inverno coberto pode queimar facilmente, principalmente o peito do pé.
Evite hábitos tóxicos
O álcool e o tabaco também são prejudiciais à pele dos pés, pois favorecem o aparecimento de problemas circulatórios.