Principais sintomas de apendicite (com teste online).

Os sintomas da apendicite podem variar de acordo com a localização do apêndice, o tipo e a duração da inflamação, mas normalmente incluem dor abdominal intensa do lado direito da barriga, febre, perda de apetite, diarreia, náuseas e vômitos.

Geralmente, a dor da apendicite tem início nas primeiras 24 horas após o início da inflamação, se apresentando mais leve no início, mas tendo tendência a se tornar mais intensa após 48 horas.

É importante procurar o pronto socorro sempre que surgem sintomas sugestivos de apendicite, para que seja identificada e tratada imediatamente, o que normalmente é feito através da cirurgia para retirar o apêndice. Veja como é feita a cirurgia para apendicite.

Os sintomas da apendicite surgem de forma rápida e intensa, sendo os mais comuns:

1. Dor abdominal repentina

A dor abdominal repentina geralmente se inicia no lado direito inferior da barriga e/ou dor em volta do umbigo que pode piorar ao tossir, espirrar ou andar.

2. Perda do apetite

Sendo um sintoma muito comum da apendicite, a perda do apetite pode acontecer devido ao excesso de dor e náuseas causadas pela inflamação.

3. Náuseas e vômitos

Estes sintomas podem surgir devido a paralisação dos movimentos do intestino.

4. Diarreia ou prisão de ventre

A diarreia ou a prisão de ventre são comuns principalmente em pessoas que possuem a ponta do apêndice localizado na região pélvica, atingindo, assim, o reto, que é a parte final do intestino.

5. Dificuldade para liberar gases intestinais

Durante a apendicite o intestino perde os movimentos naturais, dificultando a eliminação dos gases.

6. Inchaço abdominal

A prisão de ventre e os gases gerados pela obstrução do intestino, podem causar inchaço abdominal.

7. Febre baixa

A febre baixa, com temperaturas entre 37,5ºC e 38ºC, geralmente surge após 1 ou 2 dias da inflamação como resposta do sistema imunológico para tentar combater a inflamação.

8. Dor ou dificuldade para urinar

A dificuldade para urinar acontece principalmente em pessoas que têm a ponta do apêndice localizado na região pélvica.

9. Mal estar generalizado

O desconforto e indisposição causados pela inflamação podem causar mal estar generalizado.

Teste online de sintomas

Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale os seus sintomas no teste a seguir:

Sintomas de apendicite crônica

Apesar da apendicite aguda ser o tipo mais comum, algumas pessoas podem desenvolver apendicite crônica, onde os sintomas geralmente incluem dor abdominal generalizada intensa no lado direito e na região inferior do abdômen, que podem ser ou não acompanhada pelos sintomas de apendicite aguda, como febre e náuseas.

Esta dor pode durar vários meses ou anos, até que seja feito o diagnóstico correto. Conheça outras condições que podem causar sintomas parecidos com a apendicite.

Sintomas de apendicite em bebês e crianças

A apendicite é um problema raro em bebês, no entanto, quando acontece, provoca sintomas como dor na barriga, febre e vômitos. Além disso, também pode-se observar, em alguns casos, um inchaço e extrema sensibilidade ao toque na barriga, o que provoca o choro do bebê.

Em crianças, os sintomas evoluem mais rápido em comparação com os sintomas em adultos, além de haver maior risco de perfuração, porque elas apresentam maior fragilidade no abdômen.

Por isso, caso exista a suspeita de apendicite, é muito importante ir imediatamente ao pronto socorro, ou ao pediatra, para que sejam feitos os exames necessários e seja iniciado o tratamento adequado rapidamente.

Sintomas de apendicite em grávidas

Os sintomas de apendicite em mulheres grávidas podem surgir em qualquer momento da gestação, no entanto, são mais frequentes nos dois primeiros trimestres da gravidez.

Geralmente, a dor da apendicite na gravidez pode ser um pouco diferente, devido ao deslocamento do intestino pelo crescimento do útero, podendo ocorrer dor na lateral direita ou mesmo na parte superior direita da barriga.

Além disso, ao final da gestação, os sintomas podem ser menos específicos, podendo, por isso, ser confundidos com as contrações do final da gravidez ou com outros desconfortos abdominais, o que pode dificultar o diagnóstico e atrasar o tratamento. Veja como é feito o diagnóstico da apendicite.

Quando ir ao médico

É importante ir imediatamente ao médico caso surjam sintomas da apendicite, especialmente se após algumas horas também surgirem:

  • Aumento da dor abdominal;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Calafrios e tremores;
  • Vômitos;
  • Dificuldades para evacuar ou liberar gases.

Esses sintomas podem indicar que o apêndice se rompeu e que as fezes se espalharam pela região abdominal, podendo causar uma infecção grave e que pode colocar a vida em risco.

Conteúdo original publicado por Tua Saúde