Quais exercícios promovem a saúde do coração?

Você sabe quais exercícios promovem a saúde do coração?  Uma vida sedentária ou inativa é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.

Pessoas que não se exercitam têm quase duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardíacas.

Mas, felizmente, é um fator de risco que pode ser evitado com um pouco de vontade e exercícios diários.

O coração é um músculo e se torna mais forte e saudável se você levar uma vida ativa.

Nunca é tarde para começar a se exercitar, e você não precisa ser um atleta para fazer isso.

Neste artigo, você aprenderá sobre os benefícios de levar uma vida fisicamente ativa, os tipos de exercícios para melhorar a saúde do coração.

Dessa forma, você terá as informações básicas para iniciar sua rotina de exercícios.

Lembramos que o mais aconselhável é procurar conselhos médicos.

saúde do coração

1. Por que fazer exercícios para saúde do coração?

O exercício pode beneficiar o corpo de várias maneiras, desde aumentar a resistência, reduzir o estresse, tensão, ansiedade e depressão até melhorar o sono, proteger contra a perda óssea e fazer você se sentir mais saudável.

No entanto, o exercício também está intimamente relacionado à melhoria da saúde do coração. Alguns benefícios são os seguintes:

  • Fortalece o coração e o sistema cardiovascular
  • Queime calorias e ajude a manter um peso saudável
  • Melhora a circulação e ajuda o corpo a usar melhor o oxigênio
  • diminui a pressão arterial
  • Mantém níveis de colesterol mais saudáveis
  • Permite que as artérias do coração se dilatem mais rapidamente

Sem dúvida, levar um estilo de vida ativo é muito bom para sua saúde. Mas agora você provavelmente está se perguntando que tipos de exercício você deve fazer.

2. Que tipo de exercícios fazer para saúde do coração

Em geral, os exercícios podem ser divididos em três tipos básicos:

Alongamento: Consiste no alongamento lento dos músculos e sem causar dor.

Alongar os músculos antes e depois do exercício ajuda a preparar os músculos para a atividade e previne lesões e cãibras musculares.

O alongamento contínuo também aumenta a amplitude de movimento e a flexibilidade.

Exercícios cardiovasculares ou aeróbicos para saúde do coração: é uma atividade física constante que utiliza grandes grupos musculares.

Este tipo de exercício fortalece o coração e os pulmões e melhora a capacidade do corpo de usar oxigênio.

Os exercícios aeróbicos são os mais benéficos para o coração. Com o tempo, isso pode diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial e melhorar a respiração. Alguns exemplos são correr e andar de bicicleta.

Exercícios de fortalecimento: Consiste em contrações repetitivas dos músculos até que se cansem.

Para fazer isso, são usados ​​pesos, faixas de resistência ou o próprio peso do corpo, como ioga.

Deve-se notar que alguns exercícios de fortalecimento não são recomendados para pessoas com insuficiência cardíaca.

Quando feito corretamente, qualquer tipo de exercício pode ser bom para o seu corpo e pode até mantê-lo saudável durante a doença.

No entanto, o exercício aeróbico é o melhor para o seu coração. Com que frequência e por quanto tempo você deve fazer isso para fazer esses exercícios? Veja a seguir.

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3. Frequência e tempo de exercícios cardiovasculares

Um treino cardio para a saúde do coração deve durar entre 20 e 30 minutos. Faça essas atividades pelo menos três ou quatro vezes por semana.

No entanto, se você deseja perder peso, deve fazer algum tipo de exercício cardiovascular por 30 a 45 minutos ou mais, quatro ou mais dias por semana.

Você pode começar com atividades de intensidade moderada e aumentar gradualmente a intensidade dos exercícios.

O exercício aeróbico pode até ser feito em pequenos blocos de tempo, como fazer pequenas pausas para caminhada algumas vezes ao longo do dia.

Com o tempo, você poderá se exercitar por mais tempo. Faça isso gradualmente para que seu corpo possa se ajustar à atividade física.

Para muitas pessoas, a caminhada é uma ótima opção de exercício aeróbico. Na verdade, esta é uma das formas mais naturais de exercício.

É seguro, é simples e tudo que você precisa para começar é um bom par de tênis de corrida.

Além de caminhar, outras opções de exercícios aeróbicos incluem natação, dança, caminhada em terreno plano, pular corda e até mesmo fazer um pouco de jardinagem.

Finalmente, para maximizar os benefícios cardíacos, você pode adicionar algum tipo de exercício de fortalecimento à semana.

Por exemplo, o treinamento de resistência com pesos pode melhorar sua força e ajudar seus músculos a trabalharem melhor juntos. No entanto, vá com calma e não se esforce demais.

4. Saúde do coração: Não se esqueça de aquecer e alongar

Por último, mas não menos importante, devemos falar sobre os fundamentos do aquecimento.

O aquecimento ajudará a prevenir lesões durante o exercício. Você deve fazer um aquecimento de 5 a 10 minutos, que inclui exercícios de alongamento e movimentos suaves que aumentam ligeiramente sua frequência cardíaca.

Algumas atividades que você pode fazer incluem uma caminhada curta, marchar no mesmo lugar, pedalar devagar em uma bicicleta ergométrica ou correr leve.

Ao final dos exercícios, não se esqueça de alongar os músculos para permitir que eles se recuperem do esforço realizado. Não salte ao alongar, porque você pode ferir seus músculos.

Saiba mais sobre saúde do coração no vídeo abaixo.