Quais são os benefícios dos smoothies verdes para a saúde?

Smoothies verdes podem ser maravilhosos suplementos dietéticos se consumidos corretamente. Não perca o que temos para lhe dizer sobre isso.

Eles ficaram muito na moda nos últimos anos e prometem ser positivos para a saúde.

No entanto, muitas vezes são incluídos em dietas milagrosas que colocam em risco o equilíbrio do corpo.

Estamos falando de smoothies verdes. A seguir, explicaremos quais são seus benefícios, mas no âmbito de uma dieta equilibrada.

Antes de começarmos, é necessário enfatizar a importância de evitar dietas milagrosas.

Estas dietas caracterizam-se por serem muito restritivas, o que tem consequências negativas a médio prazo. Além disso, eles não são sustentáveis.

Em vez disso, é muito mais aconselhável propor um plano alimentar variado e equilibrado.

smoothies verdes

Benefícios dos smoothies verdes

Vamos tratar um a um os benefícios que os smoothies verdes causam no corpo. Tudo isso, claro, justificado pela posição da ciência a esse respeito.

Eles ajudam a retardar o envelhecimento

Uma das características dos smoothies verdes do ponto de vista nutricional é o seu conteúdo antioxidante.

Essas substâncias são capazes de neutralizar a produção de radicais livres, retardando assim os processos de envelhecimento.

Existem evidências científicas para afirmar que a ingestão regular desta classe de produtos ajuda a reduzir o risco de patologias associadas à passagem do tempo.

Eles ajudam a perder peso

Smoothies verdes não vão fazer você perder peso por si só. No entanto, seu teor de fibras é capaz de estimular a sensação de saciedade, o que reduz o risco de consumir alimentos ultra processados ​​de baixa qualidade entre as refeições.

Reduzir a incidência de doenças complexas

O consumo de vegetais é altamente recomendado. Esses alimentos contêm vitaminas, minerais e antioxidantes capazes de reduzir a incidência de muitas patologias crônicas e complexas.

Deve-se notar que muitas dessas doenças estão associadas a estilos de vida. Cuidar da dieta e praticar exercícios físicos regularmente é muito conveniente para sua prevenção.

Eles mantêm a hidratação

Garantir o equilíbrio hídrico é essencial para manter a homeostase no corpo. A desidratação pode ser fatal, especialmente em idosos e em climas quentes.

Os smoothies verdes são capazes de ajudar a reduzir o risco de desenvolver tal situação. Isso ocorre porque eles contêm uma quantidade significativa de líquido no interior.

O que você nunca deve fazer

Embora os smoothies verdes tenham benefícios para a saúde, eles não devem ser a peça central de sua dieta.

Eles são um complemento e devem ser tratados como tal. Portanto, é contraindicado substituir as refeições por um suco com essas características, não importa quantos vegetais você inclua na receita.

Em vez disso, tente comê-los como lanche, no meio da manhã ou lanche da tarde.

Também pode ser positivo que você os apresente após as refeições, como sobremesa. Dessa forma, você poderá estimular a sensação de saciedade e garantir um fornecimento completo de nutrientes de qualidade.

Os benefícios dos smoothies verdes dependem de como são consumidos

Você pode até tentar ampliar o espectro de ingredientes usados. Apesar do nome, esta classe de preparações também admite frutos secos, que representam uma forma de aumentar o teor proteico e lipídico dos batidos.

O importante é consumi-los depois de preparados ou, na falta disso, guardá-los em local fresco e bem tampados. Caso contrário, suas qualidades organolépticas podem ser prejudicadas, bem como seu valor nutricional.

Aproveite os benefícios dos smoothies verdes na dieta

Se você quiser dar um plus à sua dieta, não hesite em incluir smoothies verdes de vez em quando.

No entanto, como mencionamos, tente não deixar que eles se tornem o elemento central de sua dieta.

Depois de decidir prepará-los, procure a receita que mais chama sua atenção e, se possível, aquela que combina os mais diferentes vegetais. Com isso, você pode garantir um suprimento adequado de antioxidantes.

Além disso, procure priorizar a ingestão de alimentos frescos em detrimento dos ultra processados. Lembre-se também de que praticar exercícios físicos regularmente é essencial para manter uma boa saúde.