Receitas com bicarbonato de sódio é perigoso ou não?

As receitas com bicarbonato de sódio são muito populares, mas os especialistas em dermatologia não recomendam usá-los, pois trazem mais riscos do que benefícios.

Você já se perguntou se as receitas com bicarbonato de sódio realmente contribuem para a beleza do rosto?

Nesse caso, continue lendo, pois, a seguir vamos revelar algumas informações importantes sobre essa substância e suas diferentes aplicações.

Para começar, lembre-se de que o bicarbonato de sódio é uma substância branca que se dissolve muito facilmente na água.

Apesar de ser normalmente usados na limpeza doméstica, pois ajuda a remover sujeiras e manchas e também a desodorizar.

Também é usado em confeitaria, para fazer pão, pois ajuda a massa a crescer, ganhar sabor e volume.

Receitas com bicarbonato de sódio e beleza

Por outro lado, há quem tenha utilizado esta substância para preparar tratamentos de beleza caseiros, com diferentes finalidades: reduzir imperfeições, eliminar manchas e olheiras, regular a produção de oleosidade ou brilho, etc.

Tudo isso porque se considerou que esta substância poderia eliminar as células mortas da pele, ‘varrer’ a sujeira acumulada e possíveis agentes infecciosos que se alojaram na pele.

Remédio natural: bicarbonato de sódio e limão

Receitas com bicarbonato

Como se não bastasse, receitas com bicarbonato de sódio podem descongestionar os poros e, em suma, restaurar a saúde e a boa aparência da pele, principalmente quando há acne.

Geralmente, as pessoas consideram que ao utilizar essas receitas como parte de sua rotina de cuidados (especialmente faciais), obtêm uma pele mais limpa, sem impurezas ou oleosidade e com uma textura mais suave.

No entanto, o que se quer é uma coisa e a realidade é outra. Mais do que um benefício, eles representam um perigo para a pele.

No entanto, o uso de receitas com bicarbonato de sódio para a pele não é tão bom quanto se poderia acreditar. Na verdade, isso envolve vários riscos importantes.

Tendo em conta que se trata de um produto suficientemente abrasivo para remover a sujidade acumulada de pavimentos e casas de banho (ou outras áreas e superfícies) e até branqueá-los, talvez devêssemos repensar a sua utilização como produto cosmético.

Embora em nível popular seu uso tenha sido recomendado como esfoliante para o rosto e corpo ou como ingrediente para fazer cremes dentais caseiros, os especialistas em saúde recomendam abster-se de fazê-lo.

O bicarbonato de sódio, embora se acredite que seja usado em doses mínimas e ocasionalmente, não contribui para a saúde da pele.

Não só pode ‘varrer’ a sujidade, como também pode eliminar as suas defesas naturais.

Secando-a, irritando-a e expondo-a ainda mais a vários problemas, que podem ir desde dermatites de contato a infecções.

Também não ajudará a desobstruir os poros ou proteger a pele da formação de comedões ou outras manchas no futuro.

Muito menos equilibrará o pH ou controlará a produção de gordura, pelo contrário, pode promover alterações que acabam aumentando ainda mais a produção de gordura.

Ao usar este tipo de produto, pode haver mais reações contraproducentes do que benefícios, tanto a curto quanto a longo prazo.

Bicarbonato de Sódio

Não só a pasta de bicarbonato de sódio que é preparada com água deve ser evitada.

Também é aconselhável evitar tratamentos caseiros que incluam outros produtos, como alimentos ou plantas.

  • Mel + bicarbonato.
  • Vinagre + bicarbonato de sódio.
  • Babosa + bicarbonato.
  • Óleos vegetais + bicarbonato.
  • Suco de limão + bicarbonato de sódio.
  • Laticínios + bicarbonato.
  • Especiarias (canela ou outras) + bicarbonato.

Acredita-se que ao misturar bicarbonato de sódio com alimentos, babosa e especiarias, é possível ‘reduzir’ seu impacto e, por sua vez, hidratar a pele. No entanto, este não é um método eficaz.

Especialistas em química, apontam que o bicarbonato de sódio não é uma substância adequada para o cuidado da pele.

Pois possui pH alcalino, enquanto a pele possui pH ácido mais baixo. Portanto, ao aplicar bicarbonato de sódio na pele, ela resseca, fica irritada e pode até rachar e descamar.

O que pode ser usado em vez de receitas com bicarbonato de sódio?

Existem diversos tratamentos caseiros com ingredientes naturais (como a aveia, por exemplo) que podem ser usados ​​dentro da rotina de cuidados com a pele, mediante autorização prévia do dermatologista.

Embora muitos remédios caseiros não sejam considerados uma opção recomendada, pois seus ingredientes podem prejudicar a pele mesmo em doses baixas, existem alguns que podem ser autorizados, em tempo hábil.

Para isso, são levadas em consideração as recomendações referentes a: tipo de pele (e suas respectivas necessidades). Quantidade de produto a usar, frequência de aplicação, cuidados adicionais.

No caso de sofrer de acne, dermatite ou outras doenças da pele. É melhor seguir o tratamento prescrito pelo dermatologista e evitar o uso de remédios caseiros, com ou sem bicarbonato de sódio.

Veja algumas utilidades do bicarbonato de sódia no vídeo abaixo.