Removendo calos: dicas para pés masculinos limpos 

A pele dos pés masculinos é resistente, e suporta vários estresse diários, porém eles não são 100%. Chega um momento em que eles acabam se machucando, e para se protegerem criam uma grossa camada de pele no local dolorido, e assim, formando os famosos calos, que podem ser tão dolorosos quanto outros machucados no corpo. 

Geralmente as pessoas acham que somente as mulheres são propensas a calos, por conta dos calçados femininos. Mas os homens também estão dispostos a esse problema, principalmente aqueles que trabalham em profissões que exigem um esforço maior dos pés masculinos e da perna. 

É por esse motivo que os homens também devem se preocupar com a saúde dos pés. Abaixo, confira algumas dicas para remover os calos para uma melhor saúde masculina. 

Por que o calo se desenvolve principalmente nos pés?

Porque a pressão e o atrito – por exemplo, devido à longa caminhada, problemas nos pés e sapatos apertados – são particularmente altos aqui.

Em resposta a esse estresse, a pele reage com a formação de calos, que devem proteger a pele de mais danos. Por isso, os calos podem ser considerados “bons”, até eles ficarem exagerados e doloridos –  ninguém os quer de qualquer maneira.  

Qual é a melhor maneira de se livrar dos calos?

Infelizmente, você não pode se livrar do calo com um único produto ou com mágica. Para pés masculinos limpos, bonitos e bem cuidados, não basta aplicar loção uma vez ou aplicar um pouco sobre o calcanhar.

Você não precisa planejar meia hora apenas para cuidar dos pés. 10 minutos são suficientes se você seguir estas dicas passo a passo:

1. Uma esfoliação de calos para pés masculinos limpos 

Enxágue os pés e, em seguida, use um esfoliante. Para fazer esse esfoliante é bem simples, eles são feitos com produtos que são encontrados nas nossas cozinhas, o sal e o óleo de cozinha. Separada partes iguais de ambos os produtos, misture os ingredientes em um recipiente, até ficarem mais homogêneos. 

Em seguida, uma colher de sopa é suficiente para os pés e é aplicada em movimentos circulares. Para não ter problema de sujar o chão, é melhor fazer isso no banheiro. Depois disso, você deve enxaguar com água limpa de qualquer maneira.

2. Os escalda-pés suavizam a pele calejada

Coloque os pés em água morna por 5 minutos para suavizar as manchas ásperas na pele. Isso facilita a remoção da córnea posteriormente. Com esse procedimento fica mais fácil remover os calos. 

Existem diversas maneiras de usar um escalda-pés, e todas com o objetivo de tanto relaxar quanto de amolecer a pele. Esse método é um dos melhores pois promove o bem-estar e ainda nutre a pele. Você pode usar óleos essenciais, folhas naturais, diferentes tipos de sais. 

A receita a seguir é fácil de se fazer: 

  • Água
  • Bicarbonato de sódio
  • Sal marinho 
  • Toalha 
  • Bacia 
  • Lixa de pés 

Etapas: 

  • Aqueça a água ( mas não muito quente)
  • Despeje na bacia 
  • Misture o bicarbonato de sódio e o sal marinho 
  • Mergulhe os pés por 10 a 15 minutos 
  • Seque-os bem 
  • Use cuidadosamente a lixa para remover a parte do calo, mas não lixe demais, isso pode machucar a pele
  • Passe um creme hidratante para nutrir a pele 

Se necessário repetir a operação mais algumas vezes, o ideal seria duas vezes na semana com um intervalo de 2 dias entre uma e outra. 

Não se esqueça de evitar sapatos apertados, usá-los sem meias, ficar muito tempo em pé e na mesma posição. Quando tiver a oportunidade, ande um pouco descalço. Essas prevenções ajudam a evitar os calos. Mesmo se você já removeu o problema é bom fazer pelo menos algumas vezes no mês um escalda-pés, assim ajuda a controlar a pele que cresce. 

Saiba mais sobre calos nos pés no vídeo abaixo.