Saude em dia: Como o estresse afeta sua saúde?

Saiba como manter sua saúde em dia e evitar o estresse.

O estresse ocorre em resposta a pressões externas (de trabalho, sociais, etc.) ou internas, para testar a capacidade de resposta da pessoa.

No entanto, quando é excessivo ou não controlado, pode desencadear diversos distúrbios físicos e emocionais.

Está comprovado em inúmeras investigações que o estresse e a depressão são fatores de risco para a geração de diversas doenças, como o câncer. Pessoas com estresse devem prestar atenção a este artigo.

Veja a seguir, como evitar o estresse e manter a saúde em dia.

saude em dia

Saúde em dia: Como o estresse é gerado?

É praticamente impossível viver sem estresse e, em pequenas doses, pode ser o motor de nossas conquistas.

Sua principal função é nos alertar para situações de emergência ou perigosas em nossas vidas pessoais ou em nosso ambiente de trabalho.

Mas quando é constantemente acionada, gera desgaste e exaustão em nosso corpo e, se não for controlada, gera raiva, ansiedade e depressão.

Então, quais são as consequências do estresse em sua saúde?

Quando se trata de saúde em dia e você não sabe como controlar o estresse ou não encontra uma maneira de canalizá-lo, ele se torna um problema, que começará a se mostrar com sinais claros, como ansiedade e irritabilidade.

Este é o primeiro passo para ser capaz de detectar o estresse em uma pessoa.

Então, começará a se mostrar fisicamente: riso nervoso, dores de cabeça e nas costas, boca seca, vontade constante de urinar, etc. Neste momento, podemos determinar que o estresse não foi dominado pelo indivíduo.

Outras consequências do estresse em sua saúde é a insônia. Mesmo várias outras doenças causadas pelo estresse podem aparecer, não porque as defesas do corpo estão esgotadas, mas porque estão enfraquecidas. Os mais comuns são:

Hipertensão arterial: é uma das principais doenças que se desenvolve sem causa aparente, mas que está intimamente ligada às preocupações do dia-a-dia.

Obesidade: O estresse pode levar à ansiedade e a ansiedade pode levar ao ganho de peso. Isso pode levar a doenças mais graves, como o câncer , que tendem a ter maiores efeitos negativos em pessoas com obesidade.

  • Ataques cardíacos
  • Diabetes
  • Depressão
  • Acne ou eczema
  • Envelhecimento prematuro
  • Perda de cabelo

Embora às vezes seja inevitável aprender a superar momentos difíceis, é necessário saber gerenciá-los e canalizá-los.

Como controlar o estresse e manter a saúde em dia?

Uma opção muito útil para milhões de pessoas é se exercitar. Pode começar por fazê-lo durante 15 a 45 minutos, com uma intensidade que representa entre 30% e 60% do máximo que cada pessoa admite.

É aconselhável que caminhe, ande de bicicleta ou salte sobre obstáculos.

Outras maneiras saudáveis ​​de combater o estresse incluem: ioga, férias ou pausas regulares, ouvir música relaxante, dormir a quantidade certa e comer de forma saudável.

E não se esqueça de rir. O riso reduz muito o nível de hormônios que desenvolvem o estresse, como o cortisol, e aumenta o nível de hormônios que melhoram a saúde, como endorfinas e células produtoras de anticorpos.

Saiba mais sobre saúde em dia no vídeo abaixo.