Sobremesa de aveia, chocolate e castanha: veja dica de chef que busca equilibrar saúde e felicidade nos pratos

(Acima, veja vídeo da receita de receita de sobremesa de aveia, chocolate e castanhas, e, abaixo, uma transcrição completa dos ingredientes e modo de preparo)

Quem disse que cozinhar ou preparar alimentos é algo que não deve ser ensinado para profissionais de saúde?

Para a nutricionista e chefe de cozinha Juliana Watanabe essa combinação é, na verdade, uma das motivações do seu trabalho. A especialista defende que, não só médicos e profissionais da área, mais quantos mais pessoas desenvolvam suas habilidades culinárias e mais comida caseira esteja no nosso prato, maior será a nossa qualidade de vida. Mas na prática clínica, essa questão têm um diferencial.

“Os pacientes são os reflexos dos comportamentos dos médicos, dos profissionais de saúde que os atendem”, afirma.

Watanabe, que também é coach culinária, faz parte do projeto Médicos na Cozinha (@medicosnacozinha), uma rede de profissionais da saúde que se dedicam a mostrar, através de suas experiências, que introduzir alimentos que estimulem o bem-estar, como aqueles com triptofano, no nosso cotidiano não é uma tarefa tão difícil, mas que precisa ser exercitada principalmente através de abordagens mais práticas na relação médico-paciente.

A endocrinologista Paula Pires, uma das fundadoras do projeto, explica que, antes dessa experiência, ela não tinha muitos conhecimentos culinários e, por isso, muitas vezes saia frustrada de seu consultório.

“Eu não conseguia fazer meu paciente mudar. A gente atende obesidade, diabetes sobrepeso e tudo que eu aprendi eu falava para o meu paciente e ele simplesmente não mudava. Eu sentia que cada vez que ele voltava, ele voltava pior”, diz.

E essa situação, ressalta ela, começou a se transformar quando ela colocou a mão na massa e passou a incorporar práticas culinárias no seu dia a dia. “E aí eu passei a cozinhar alguma coisa e falar pro meu paciente, que tal essa receita?”.

“Percebi que não adianta eu falar para o meu paciente que ele precisa emagrecer, que ele precisa se alimentar bem para se sentir bem se eu não consigo nem indicar uma ferramenta e nem mesmo uma receita [que funcione]. Todo mundo sabe que precisa comer bem”, pontua.

Por isso, a médica conta que a questão principal para quem busca melhor qualidade de vida e bem-estar não é restringir, mas sim adaptar o cardápio e fazer da cozinha e do hábito de cozinhar práticas mais prazerosas que possam ser incluídas no nosso dia a dia, testando receitas novas e metódos diferentes.

“Hoje eu falo olha, eu também não ia para cozinha. Mas compra aqui esse aparelho tal que vai te ajudar muito, sabe. Eu começo a indicar a ferramentas para facilitar aquele processo. Então, eu vejo que eu sou mais efetiva na minha orientação”, destaca.

Apesar disso, conformou explicou ao g1, Pires lembra que o bem-estar é uma questão complexa e que a alimentação não deve ser entendida como um fator isolado.

“Não adianta, por exemplo, fazer exercício e comer bem se você tá com insônia e emocionalmente estressado ou deprimido. A gente tem que comer alimentos um pouco menos calóricos, mas que sejam muito nutritivos. E a gente precisa de mais movimento. A questão é mente saudável, menos caloria, mais movimento e mais nutrição. Esse são esses quatro pilares”, diz.

Abaixo, veja a dica da nutricionista Juliana Watanabe sobre como preparar uma deliciosa sobremesa rica em triptofano, aminoácido que estimula a síntese da serotonina (neurotransmissor que está associado a sensação de bem-estar).

Receita de sobremesa de aveia, chocolate e castanhas

‘Overnight Oat’ rende até duas porções e contém 280mg de triptofano, quantidade recomenda para o consumo diário.

  • ½ xícara de chá de aveia (em flocos ou farelo de aveia)
  • ½ xícara de chá de leite ou bebida vegetal
  • ½ xícara de chá de iogurte natural (sem sabor)
  • 1 colher de sopa mel, melado de cana, açúcar ou agave para adoçar
  • 1 banana pequena
  • 30g de chocolate amargo em barra
  • 30g de amendoim torrado (sem sal) e/ou castanha

1 de 1
‘Overnight oat’, sobremesa de aveia com leite, chocolate e castanhas é rica em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, o ‘hormônio da felicidade’. — Foto: Juliana Watanabe/Divulgação

‘Overnight oat’, sobremesa de aveia com leite, chocolate e castanhas é rica em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, o ‘hormônio da felicidade’. — Foto: Juliana Watanabe/Divulgação

Misture a aveia, o leite e o iogurte natural em um recipiente. Adicione uma colher de sopa de mel ou um adoçante de sua preferência. Bata todos os ingredientes e transfira metade da porção para um pote ou uma vasilha pequena.

No topo da mistura, acrescente a banana picada e 30 gramas de chocolate amargo ralado em lascas. Adicione mais uma camada da mistura, a banana e o chocolate ralado.

Para decorar, utilize amendoins ou as castanhas no topo. Guarde a sobremesa na geladeira um dia antes de consumir.

Conteúdo original publicado por g1.globo