Soro fisiológico no rosto: benefícios e como usar

O soro fisiológico é uma solução que mistura água e cloreto de sódio, numa concentração de 0,9%, que é a mesma concentração de dissolução do sangue.

Além de ser muito utilizado na medicina, para realizar nebulizações, tratar feridas, lavar os olhos e o nariz ou promover a reidratação do organismo, o soro fisiológico também pode ser uma ótima opção para lavar e cuidar do rosto, já que é melhor absorvido pela pele e promove uma eliminação mais profunda das impurezas, deixando a pele do rosto mais macia e hidratada.

O soro fisiológico é facilmente encontrado em farmácias, drogarias ou supermercados e pode ser comprado sem receita médica.

Benefícios do soro fisiológico no rosto

O soro fisiológico quando aplicado no rosto ajuda a:

  • Eliminar o cloro presente na água do chuveiro e da torneira;
  • Hidratar a pele;
  • Diminuir as olheiras;
  • Diminuir a oleosidade da pele;
  • Promover uma limpeza mais profunda da pele;
  • Remover o excesso de maquiagem.

O soro fisiológico é uma solução composta por sais e minerais que não alteram o pH da pele, podendo ser usado em diversas situações. Após aberto, é recomendado que seja utilizado num período de 15 dias e que seja mantido na geladeira, para que não perca todos os seus sais e minerais. Conheça outras utilidades do soro fisiológico.

Como usar o soro no rosto

O ideal é que o soro fisiológico seja aplicado no rosto logo após o banho, pois assim é possível remover o cloro presente na água do chuveiro, por exemplo, deixando a pele mais saudável. 

É importante atentar-se ao uso do soro fisiológico em pessoas que tenham hipersensibilidade ao cloreto de sódio ou qualquer outro componente do produto. Para isso, é importante fazer um teste de alergia, colocando uma pequena quantidade no dorso da mão e aguardar por 15 minutos. Se a pele não apresentar qualquer alteração, como vermelhidão, coceira ou irritação, é possível usar o produto, porém, se ocorrer o oposto é indicado não usar o produto e buscar orientação médica.

Algumas opções de como usar o soro fisiológico no rosto são:

1. Limpar profundamente o rosto

O soro fisiológico ajuda a eliminar as impurezas presentes na primeira camada da pele. Para isso, basta deslizar o algodão com o soro sobre a pele, com movimentos leves e de dentro para fora, ou seja, da região mais central do rosto até as extremidades e, em seguida, deixar que o soro seja absorvido, sem a necessidade de secar com uma toalha ou lavar com água e sabonete neutro. 

2. Fechar os poros

Para promover o fechamento dos poros, o ideal é que o soro esteja gelado, pois assim haverá uma vasoconstrição, o que contribui para diminuir a oleosidade e evitar que os poros se dilatem. Confira outras dicas para fechar os poros do rosto.

3. Diminuir as olheiras

Para diminuir as olheiras, o soro fisiológico deve estar gelado e deve ser aplicado com o auxílio de um algodão ou gaze estéril. Deve-se repousar uma compressa sobre os olhos por 3 a 5 minutos e trocar sempre que necessário, repetindo o procedimento quantas vezes forem necessárias. Em seguida, é fundamental hidratar a pele e usar o protetor solar, para evitar ressecamento ou possíveis manchas. Veja outras formas de eliminar as olheiras. 

4. Hidratar a pele

O soro fisiológico pode ser aplicado puro na pele, porém é possível usá-lo em outras composições hidratantes.

Uma opção para deixar a pele mais hidratada é usar o soro fisiológico juntamente com a babosa, que é uma planta medicinal que possui propriedades nutritivas, regeneradoras e hidratantes, sendo considerado uma ótima opção natural para melhorar a aparência da pele. Para isso, é recomendado misturar ½  xícara do gel da babosa com 4 colheres de sopa de soro, até obter uma mistura homogênea. Em seguida, aplicar sobre a pele e deixar agir por 30 minutos e retirar com água fria ou morna.

5. Esfoliar a pele

O soro fisiológico pode contribuir para eliminar as células mortas presentes na primeira camada da pele e, quando misturada a argila verde, potencializa o seu efeito, além de deixá- la mais hidratada e com mais brilho. Para esfoliar a pele, é necessário misturar, em um recipiente limpo e seco, ½ xícara de soro fisiológico e 3 colheres de sopa de argila e aplicar sobre a pele, deixando agir por 30 minutos.

Em seguida, retirar a argila, fazendo movimentos circulares leves e com a ponta dos dedos molhados, até eliminar por completo. Por fim, lavar o rosto com água fria ou morna, para retirar todo o resíduo do esfoliante e secar com uma toalha macia. Conheça outros esfoliantes caseiros para o rosto.

Conteúdo original publicado por Tua Saúde