SP investiga 32 casos suspeitos de hepatite de causa desconhecida

O estado de São Paulo possui atualmente em investigação 32 casos da hepatite aguda de causa desconhecida, segundo balanço atualizado pela Secretaria de Saúde no fim da tarde desta segunda-feira (4) e enviado ao g1. Não há casos confirmados da doença no país até o momento.

A pasta informou que os registros estão distribuídos em 21 cidades, mas não detalhou o total por localidade. Os municípios são:

A reportagem perguntou à secretaria se há óbitos entre os casos suspeitos, porém não houve retorno até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado quando a pasta se manifestar.

“A Secretaria de Estado da Saúde monitora os pacientes e aguarda a conclusão dos exames diagnósticos e de toda a investigação epidemiológica. Portanto, é precipitada a confirmação da doença no Estado, uma vez que somente a conclusão diagnóstica poderá determinar a doença”, diz a nota.

Hepatite aguda em crianças em diversos países gera alerta global

O que já se sabe sobre a doença

Uma das primeiras descobertas acerca da inflamação é a presença do adenovírus nos pacientes, porém até aqui não se conclui que o microrganismo é o agente causador da doença.

Dois terços das crianças que tiveram a hepatite misteriosa tinham no sangue ou na urina o adenovírus, mas esse vírus não foi encontrado no tecido do fígado lesionado.

Em outra frente de apuração está a possível relação da hepatite misteriosa com a Covid-19. Muitos dos pacientes são crianças pequenas, não vacinadas contra o coronavírus e muitas delas já tinham pegado Covid antes.

A suspeita nesse caso é de uma reação tardia e prolongada do corpo à doença. Só que até aqui não se conseguiu atestar que todos os pacientes já tinham tido mesmo contato com o coronavírus.

Os sintomas da nova forma da doença, a princípio, são os mesmos de uma hepatite comum (A, B, C, D e E). A origem da inflamação ainda permanece sem respostas, mas atinge de forma principal o fígado.

É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas característicos de hepatite aguda nas crianças, como vômitos, diarreias, náuseas, dor abdominal e pele e olhos amarelados. Se houver qualquer suspeita, elas devem ser imediatamente levadas a um serviço de saúde para que possam ser avaliadas e tratadas de forma adequada.

2 de 2
Hepatite: o que é? Veja sintomas da hepatite misteriosa — Foto: Arte/g1