Teste de gravidez positivo: como ler, fotos e o que fazer

O teste de gravidez positivo pode ser indicado através do sinal “+” ou aparecimento de duas linhas no teste de farmácia, dependendo do teste realizado.

No entanto, é importante consultar o ginecologista-obstetra após o resultado para fazer o exame de beta-HCG, de forma a confirmar (ou descartar) a possibilidade de gravidez.

Os testes de gravidez podem ser facilmente encontrados em  farmácias e unidades básicas de saúde. Podem ser realizados a partir do primeiro dia de falha da menstruação e funcionam através da detecção do hormônio beta-HCG na urina, que tem sua concentração aumentada em caso de gravidez. Veja quando fazer o teste de gravidez.

Foto do resultado positivo e negativo

Como ler o resultado positivo

Para saber se o resultado deu positivo, é importante ter atenção ao tipo de teste realizado, já que a forma de apresentação do resultado pode variar de acordo com o tipo de teste de farmácia realizado. Assim, as principais formas de identificar o resultado positivo são:

  • Ter duas linhas no exame de farmácia, mesmo que a segunda seja clara. Isso porque o aparecimento da segunda linha indica a presença do hormônio beta-HCG circulante em maiores concentrações, uma vez que esse hormônio tem a produção aumentada devido à gravidez. Nos casos em que a segunda linha é mais clara, o resultado é também considerado positivo, podendo ser indicativo das semanas iniciais da gestação, no entanto é recomendado que seja feito outro teste de farmácia ou de sangue para confirmar a gravidez;
  • Sinal de “mais” (positivo), também pode surgir em alguns testes de farmácia, sendo indicativo de gravidez, uma vez que houve detecção de beta-HCG circulante. O resultado negativo é indicado pelo sinal “-” (negativo);
  • Aparecimento de “grávida” no visor do teste, o que confirma a gravidez devido à detecção de beta-HCG em maiores concentrações, e o resultado negativo é dado como “não grávida”. Em alguns testes, é possível também haver a indicação da semana de gravidez que a pessoa provavelmente se encontra.

Na presença de resultado positivo em um dos testes, é indicado realizar outro teste de farmácia, para confirmar o resultado, e consultar o ginecologista para que seja feita uma avaliação do estado geral de saúde da mulher e seja recomendada a realização do exame de sangue de gravidez, que corresponde à dosagem do hormônio beta-HCG circulante no sangue.

É possível o resultado ser um falso positivo?

O resultado falso positivo é muito raro, no entanto pode acontecer quando o teste não é utilizado da forma correta ou está fora do prazo.

Para garantir que o resultado é o mais correto possível deve-se seguir todas as intruções do fabricante, que vêm explicadas no folheto do teste. Entenda melhor quando suspeitar de um teste de gravidez falso positivo.

Como confirmar a gravidez

Caso o resultado positivo tenha sido dado através de um teste de farmácia, pode ser interessante repetir o teste para que se tenha confirmação da gravidez ou realizar o exame de sangue para fazer uma dosagem mais precisa dos níveis de beta-HCG circulantes.

É confirmada a gravidez quando a concentração de beta-HCG superior a 5 mlU/mL no exame de sangue. De acordo com os níveis de beta-HCG é possível também saber a semana de gestação em que se encontra. Saiba mais sobre o exame de beta-HCG.

Após confirmação da gravidez, é importante voltar à consulta com o ginecologista-obstetra para que seja possível avaliar se há algum risco relacionado com a gestação e iniciar o pré-natal.

Calculadora beta-HCG

Insira o resultado do exame de beta-HCG na calculadora a seguir para saber em que semana de gestação se encontra:

Conteúdo original publicado por Tua Saúde