Toxina Botulínica: Tudo O Que Você Precisa Saber

Quem utiliza tratamentos estéticos, certamente já ouviu falar em Toxina Botulinica, uma proteína produzida a partir de uma bactéria, chamada Clostridium botulinum.

Essa toxina pode ser utilizada em diversas aplicações medicas, como problemas urológicos, gástricos entre outros.

Mas a toxina botulínica conhecida também como Botox, se popularizou em procedimentos utilizados na estética.

Quando aplicada, a região do local paralisa os músculos, ajudando na redução de linhas de expressões e rugas.

O procedimento da aplicação da a toxina botulínica, é feita em uma clínica estética, traz baixos riscos para o paciente, porém deve ser aplicado por um profissional.

Quem está apto a fazer aplicação de botox?

Quem se interessa por esse procedimento estético, é normal que pesquise sobre qual profissional está apto a fazer essa aplicação.

Tempos atrás, quando a toxina foi criada, era apenas uma função médica, nos dias de hoje, biomédicos e farmacêuticos também estão habilitados a fazerem esse tipo de aplicação.

Outro profissional também capacitado para essa aplicação é o dentista, podem aplicar a toxina botulínica para fins terapêuticos e estéticos, utilizada para correção do sorriso gengival.

Tratamentos realizados com o Botox

A aplicação de Botox, como já foi dito, é mais utilizado na estética, porém alguns outros tratamentos também podem ser feitos com esse procedimento.

Veja abaixo alguns exemplos.

Sudorose, o que acontece quando suamos, é apenas alteração na temperatura corporal, porém pode ser um problema quando ocorre excessivamente.

A aplicação de botox nesses casos, é mais usado nas partes que podem repelir mais suor, como, as axilas, mãos, pés e cabeça.

Outro uso de botox aprovado recentemente foi a correção de estrabismo, problema que pode ser origina de algum trauma.

O tratamento de botox, também pode ser utilizado para minimizar as dores de cabeça, quando aplicado em lugares específicos a dor pode ser amenizada. Mas sempre é aconselhável um acompanhamento médico.

Bruxismo, pessoas que rangem os dentes quando dormem, também podem ter melhoras com a aplicação de botox.

Existem diversos tipos de tratamentos que são feitos com o botox, sejam eles terapêuticos ou estéticos, cabe a um especialista avaliar corretamente o paciente de acordo do seu caso.

Qual a diferença entre botox e preenchimento?

Muitas pessoas confundem esses tratamentos, ou até mesmo pensam que são a mesma coisa.

A aplicação de botox, tem como objetivo a função preventiva de rugas e linhas de expressão dinâmicas, que acontecem de acordo com a movimentação dos músculos faciais, que surgem devido ao envelhecimento natural da pele.

Já a aplicação do preenchimento facial, seu tratamento está voltado mais para marcas já existentes, sua principal substancia utilizada para preencher é o ácido hialurônico.

Caso deseje diminuir marcas de expressão, retirar bigode chinês, olheiras ou até mesmo aumentar volumes em determinadas regiões do rosto, esse é o tratamento mais adequado.

Qual a idade certa para o tratamento?

A aplicação de botox, vai depender do desenvolvimento de cada pessoa, infelizmente não é possível afirmar uma idade certa para o tratamento e uso da toxina.

Rugas podem surgir em algumas pessoas logo sedo, quem tem pele clara e fina pode apresentar o quadro mais sedo, nesses casos o início do tratamento tem que sem mais precoce.

A pele de outras pessoas demora mais para enrugar, alguns fatores devem ser levados em consideração.

Fatores genéricos, cor da pele, tabagismo e muita exposição ao sol, podem causar o precoce acontecimento de problemas.

Segundo especialistas, a idade ideal para começar a aplicar o botox é em volta de 30 anos, com objetivo de prevenir a formação das marcas de expressão.

Existem riscos de aplicar a toxina?

Pode-se dizer que os riscos para a aplicação de botox são quase zero, caso o profissinall não seja capacitado.

Caso ocorra a aplicação em lugares que não são corretos, podem ser notados alguns sintomas, como, dor de cabeça, hematomas, congestão nasal, mínimos sangramentos na região aplicada.

Antes e depois, resultado e duração

Após ser aplicado, o botox já é observável logo após 48 horas, para que possa notar efeito completo, necessita-se de até 15 dias, isso pode variar de pessoa para pessoa.

A duração do botox, mostram resultados por 6 meses, profissionais da área, indicam um intervalo de tempo de 3 meses entra as aplicações.

Hematomas podem surgir em algumas pessoas, porém devem ser absorvidos rapidamente pelo organismo.

Casa esteja precisando um procedimento estético, visite nossa clínica.