Tratamentos naturais para chulé: como prevenir e eliminar

Juntamente com o mau hálito, os pés mal cheirosos são provavelmente uma das doenças mais desconfortáveis, porque muitas pessoas o associam à sujeira. Na verdade, as pessoas que têm chulé nos pés tomam banho com a mesma frequência e não são menos limpas do que aquelas cujos pés não cheiram. A falta de limpeza não tem culpa.

A causa número um de pés ricos em odor são as bactérias que crescem em um ambiente úmido e levemente ácido. Pessoas cujos pés suam em meias ou sapatos fechados inadvertidamente criam tal ambiente, porque a transpiração é tão úmida quanto ácida. Portanto, os tratamentos naturais para chulé pé devem abordar a umidade, a acidez e a capacidade de proliferação das bactérias.

Para se livrar do odor, experimente os seguintes banhos de pés, bem como outros tratamentos naturais para chulé.

Tratamentos naturais para combater o chulé

Os saquinhos de chá são amolecidos para eliminar o odor

Um banho de pés é o primeiro da lista de tratamentos naturais para chulé. Este é um remédio comum para o odor do pé. Acredita-se que altos níveis de taninos ou ácido tânico no chá criam um ambiente hostil para as bactérias.

Use 4 ou 5 saquinhos de chá por litro de água quente. Deixe esfriar e mergulhe os pés por cerca de 20 minutos por dia.

Mergulhe os pés em água salgada

Muitas pessoas descobriram que o sal seca a pele. Dissolver meia xícara de sal em uma tigela de água morna e mergulhar os pés nela por 20 minutos todos os dias removerá um pouco do excesso de umidade da pele.

Use isso apenas em casos extremos, no entanto, porque a pele seca, rachada e descamação não é muito mais fácil de tratar do que pés mal cheirosos. Alternativamente, você pode usar o sal Epsom que não apenas neutraliza o odor e reduz a transpiração, mas também ajuda a aliviar a dor nas pernas. 

Banho de vinagre para o odor dos pés

O vinagre tem um uso doméstico surpreendente e você também pode usá-lo para combater o odor dos pés. As bactérias não podem viver em um ambiente muito ácido, o que torna o vinagre a solução ideal. O vinagre se mistura com o suor e reduz o pH a um nível em que as bactérias estão lutando para crescer.

Misture meia xícara de  vinagre de maçã  com 6 xícaras de água em uma banheira ou tigela grande. Mergulhe os pés por 30 minutos uma vez ao dia por uma semana.

Banho com bicarbonato de sódio e suco de limão para o cheirinho dos pés

Já mencionamos que o bicarbonato de sódio é um poderoso remédio de cozinha que pode ser usado como remédio natural e você também pode usar o bicarbonato de sódio para tratar os pés mal cheirosos.

As bactérias não podem viver em um ambiente muito alcalino. Como o bicarbonato de sódio é um dos álcalis mais fortes da sua casa, você não pode ignorá-lo como remédio.

Misture 1/4 xícara de bicarbonato de sódio em 8 xícaras de água morna e adicione o suco de limão. Mergulhe os pés por 15 a 20 minutos e depois seque completamente.

Coloque bicarbonato de sódio nas meias 

Você só precisa colocar um pouco de bicarbonato de sódio em suas meias antes de poder suportá-las. Ao fazer isso, seus pés vão suar em uma substância alcalina que pode neutralizar parte do ácido da transpiração. Além disso, o pó absorverá um pouco da transpiração e, assim, manterá seus pés mais secos do que de outra forma.

Outros tratamentos naturais para o odor dos pés

Uma mistura de óleos essenciais para o cheiro dos pés

Colete alguns óleos essenciais antibacterianos e antifúngicos e faça sua própria mistura de óleos essenciais para combater os pés inodoros.

O óleo da árvore do chá (que tem muitos usos medicinais), óleo de eucalipto, óleo de alecrim, óleo de sálvia, óleo de lavanda, óleo de tomilho, óleo de hortelã-pimenta, óleo de gerânio e óleo de canela tem propriedades antibacterianas.

Use extrato de semente de toranja, que não é um óleo essencial, mas possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas. Além disso, qualquer mistura que contenha alguns deles mascarará o cheiro e você tem várias opções:

Banho de pés com óleos essenciais

Uma ideia é um banho de pés que combine sua seleção favorita desses óleos com água. Coloque algumas gotas de sua mistura de óleo essencial favorita e um óleo transportador em um banho quente e mergulhe os pés nessa mistura por 10 minutos duas vezes ao dia. Ele pode limpar as bactérias em seus pés e fazer seus pés cheirarem bem.

Pó de tempero de ervas para eliminar o odor dos pés

A maioria das famílias tem ervas anti-sépticas e especiarias como tomilho, alecrim e sálvia em algum lugar da cozinha. Se você tem algumas dessas plantas, pode misturá-las em água como solução para molhar os pés. Uma colher de sopa de ervas secas em três xícaras de água deve ser suficiente.

Caso contrário, esfregue a mistura de óleo diluída nos pés, seque-os completamente e passe-os com a mistura de pó antes de calçar os sapatos. Este tratamento duplo ajudará a manter as bactérias afastadas e manter os pés secos.

Você também deve tratar seus sapatos com este pó antibacteriano de ervas. Ao tirar os sapatos à noite, despeje a mistura de pó dentro deles, esfregue-a por dentro, onde vão os pés, e deixe o pó neles até a manhã seguinte.

Melhor ainda, se você tiver dois pares de sapatos, use o segundo par no dia seguinte e deixe a mistura de pó dentro do primeiro par até a noite seguinte.

Use meias absorventes de suor

Hoje, muitas meias são feitas de nylon porque são leves e elásticas. Infelizmente, você também tem suor nos pés. O algodão, por outro lado, absorve a transpiração e, portanto, tira um pouco dela dos pés.

Isso ajudará a manter seus pés secos e livres de bactérias que se alimentam de suor. Algumas empresas produzem meias esportivas especiais para esse fim. Se seus pés suam muito, considere levar um par extra de meias com você para poder se trocar no meio do dia.

Escolha seus sapatos com cuidado

Ao comprar sapatos masculinos ou femininos, escolha sapatos que combinam com você. Se eles forem ligeiramente elásticos e abrirem um pouco na lateral enquanto você caminha, muita transpiração e calor podem escapar. Alternativamente, use sapatos abertos, como sandálias, que não acumulem tanto calor ao redor dos pés.

Se o tratamento natural não ajudar, vá a um especialista

Se você tentou todas as medidas acima para ajudar a combater o chulé naturalmente, sem sucesso, seu problema pode ser tratado internamente, abordando sua dieta.

Mudanças simples que corrigem seus níveis de pH, nutrientes e hidratação podem ser muito poderosas para várias condições de saúde, incluindo o odor problemático do pé.

Se você não conseguiu fazer nenhum progresso depois de consultar um naturopata ou nutricionista, seria aconselhável agendar e discutir com seu médico as medidas que podem ser tomadas.