Varíola dos macacos: 2º caso do Brasil, jovem de Vinhedo recebe alta e pode deixar isolamento

Já os pais dele, que são os únicos contactantes, seguem sendo acompanhados até 29 de junho, informou a prefeitura. Eles estão assintomáticos e não precisam ficar em isolamento, completou a administração municipal.

O Ministério da Saúde confirmou a infecção em 11 de junho. O jovem apresentou cansaço, febre e erupções na pele.

O rapaz infectado havia viajado pela Europa e um dos países visitados foi Portugal. Os sintomas começaram ainda durante a viagem, antes o retorno ao Brasil. Ele fez um teste e viajou em seguida.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde em SP, o resultado do exame saiu quando ele já estava de volta e o caso é considerado importado.

“O resultado positivo só foi confirmado por um laboratório espanhol após o desembarque no Brasil, ocorrido no dia 8 de junho”, disse a nota da Saúde de SP, na data da confirmação.

Novas amostras foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, informou o Ministério da Saúde, que criou no dia 23 de maio uma Sala de Situação para monitoramento dos casos positivos no Brasil.

“As medidas de controle foram adotadas de forma imediata, como isolamento e rastreamento de contatos em voo internacional, com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, disse o Ministério.

2 de 2
As autoridades pedem que a população fique atenta aos sintomas clássicos da varíola dos macacos — Foto: Getty Images/via BBC

Os casos desta doença começaram a ser identificados no dia 15 de maio em diversos países – já no Brasil, o primeiro foi no dia 9 de junho.

Atualmente, o Brasil registra oito casos confirmados da doença, sendo que quatro estão no estado de São Paulo.

Dois deles são na região de Campinas, já que, além do morador de Vinhedo, há um paciente em acompanhamento em Indaiatuba.

VÍDEOS: confira outros destaques da região