Vitamina C tópica: Por que é importante para a saúde da pele?

A vitamina C tópica é um dos produtos mais recomendados pelos dermatologistas.

Não é para menos, já que há evidências suficientes dos benefícios que traz para a saúde da pele. Na verdade, ele tem uma grande variedade de aplicações.

Embora este nutriente seja normalmente obtido através da ingestão de frutas e hortaliças, atualmente está disponível em formulações para uso externo. 

É valorizado por sua ação antioxidante e por sua capacidade de prevenir o fotoenvelhecimento.

A sua inclusão na rotina de beleza regular atenua os impactos causados ​​pela radiação solar na pele, ao mesmo tempo que combate os radicais livres, manchas e acne.

Sobre a vitamina C tópica

A vitamina C é um micronutriente famoso porque fortalece o sistema imunológico.

Em particular, promove a produção de glóbulos brancos, que são a primeira linha de defesa do corpo contra infecções. Também tem um leve efeito na redução da ansiedade emocional.

No entanto, o corpo não pode sintetizar este micronutriente. Portanto, você deve obtê-lo de fontes externas, como alimentos ou formas tópicas.

Tanto interna como externamente atua como um poderoso antioxidante. Assim, combate agentes nocivos como poluição, luz solar ou tabaco.

As formulações da vitamina C tópica são usadas em dermatologia para uma ampla variedade de propósitos.

Os benefícios da vitamina C tópica

A vitamina C tópica tem muitos benefícios para a pele. Em termos gerais, contribui para uma tez saudável, livre de manchas, flexível e com menos sinais de envelhecimento. Vamos ver quais são suas principais vantagens.

É apropriado para todos os tipos de pele

Estudos confirmam que a maioria das pessoas pode usar vitamina C tópica a longo prazo sem sofrer reações adversas. Apenas em casos muito raros, aqueles com pele hipersensível podem sentir uma leve irritação.

Ajuda a hidratar

Há evidências de que dois derivados da vitamina C tópica têm efeitos hidratantes na pele. Especificamente, fosfato de ascorbilo e magnésio. Ambos ajudam a pele a reter a umidade natural.

Reduz a vermelhidão e uniformiza o tom da pele

A vitamina C tópica ajuda a bloquear a produção de melanina. Isso tem o efeito de reduzir a opacidade e desbotar as manchas da pele.

Ele também tem uma ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir a vermelhidão. O resultado é uma pele mais lisa e uniforme.

Reduz a intensidade das olheiras

O uso externo desse nutriente, na forma de 10% de ascorbato de sódio, ajuda a reduzir as olheiras. O efeito é totalmente produzido após 6 meses de uso contínuo. A coloração escura sofre um desvanecimento perceptível.

Promove a produção de colágeno

A vitamina C é um elemento fundamental para ativar dois dos fatores que sintetizam o colágeno; ‘prolil hidroxilase’ e ‘lisil hidroxilase’. Portanto, favorece a produção desta substância.

Lembre-se que o colágeno se esgota com o tempo e sua redução afeta o aparecimento de linhas finas e rugas.

Ajuda a prevenir a flacidez

O colágeno proporciona flexibilidade e firmeza à pele. Como a vitamina C tópica promove a produção de colágeno, também ajuda a prevenir a flacidez.

Isso é gerado pelo envelhecimento natural, perda de peso extrema ou estresse oxidativo.

Protege contra a radiação solar

Foi demonstrado que a vitamina C é reduzida na pele que apresenta sinais de envelhecimento ou danos causados ​​pelo sol. Se isso é uma causa ou uma consequência ainda não se sabe.

O que fica claro é que essa vitamina fornece antioxidantes e, portanto, combate os danos causados ​​pela radiação solar.

Ajuda a acalmar queimaduras

Uma investigação descobriu que formulações com esse nutriente aceleram a renovação celular.

Este é o processo pelo qual as células danificadas são substituídas por novas e saudáveis. Por isso, é considerado um composto que ajuda a tratar queimaduras solares.

Promove a cura

A vitamina C em todas as suas formas ajuda a acelerar a cicatrização de feridas. Aliás, reduz o risco de inflamação e infecção.

Usos e recomendações de vitamina C tópica

A vitamina C tópica pode ser encontrada em soros e outros tipos de produtos para cuidados com a pele.

Estes possuem diferentes concentrações deste composto, por isso é sempre bom consultar um dermatologista para saber qual é o mais indicado para o seu caso pessoal.

Em geral, seu uso é sugerido pela manhã. Primeiro, o rosto deve ser lavado com produtos suaves.

Quando a pele está limpa e seca, algumas gotas de vitamina C tópica são aplicadas suavemente no rosto e pescoço.

No final, é preciso colocar hidratante e protetor solar.

O indicado é começar a aplicar a cada dois dias. Se a pele tolerar bem, pode ser aplicado diariamente.

O habitual é que os efeitos sejam notados após cerca de três meses de uso. Se ocorrer irritação ou desconforto, é melhor suspender a aplicação.

Saiba mais sobre vitamina C tópica no vídeo abaixo.