5 remédios caseiros para tratar infecções de pele

Segundo a sabedoria popular, existem vários remédios caseiros para tratar infecções de pele que podem ser usados ​​em diversos casos, como tratamento adjuvante.

Você está interessado em saber o que são remédios caseiros e como aproveitá-los? Veja a seguir.

Por que combater infecções de pele?

As infecções de pele que não são tratadas a tempo podem causar uma série de graves desequilíbrios no funcionamento do organismo.

Dentre essas consequências, podemos destacar a elevada produção de glóbulos brancos no sangue, que podem causar pus.

Por isso, é extremamente importante evitar a produção de bactérias e microrganismos que podem causar esses desequilíbrios.

Os cuidados devem ser ainda mais intensos em pessoas com sistema imunológico fraco. Para esses fins, existem vários antibióticos caseiros que são muito eficazes.

Como prevenir infecções de pele?

É fundamental manter a pele livre de qualquer tipo de lesão. Cortes e queimaduras, por exemplo, são catalisadores da proliferação de bactérias da pele.

Por outro lado, manter a pele devidamente limpa é vital. Lembremos que o acúmulo de germes é uma das principais causas do aparecimento de infecções.

Da mesma forma, é fundamental evitar a umidade da pele, pois os microrganismos tendem a se reproduzir em ambientes aquosos.

Remédios caseiros para infecções de pele

De acordo com a crença popular, algumas infecções de pele comuns (e menores) podem ser aliviadas pelos seguintes itens domésticos.

Antes de usá-los, seria aconselhável consultar um médico. Dessa forma, você saberá qual dose usar, como aplicá-la corretamente, quando e quando evitá-la completamente, entre outras coisas.

1. Bicarbonato de sódio

Ingredientes

Preparação

2. Pomada de iogurte e limão

A pomada de iogurte e limão é uma mistura à qual são atribuídas propriedades antibacterianas e antissépticas, razão pela qual se considera que pode ser útil para combater infecções da pele e fungos nas unhas.

Ingredientes

Preparação

Nota: Os dermatologistas não recomendam a aplicação de suco de limão ou outras frutas cítricas na pele para tratar infecções, remover manchas ou algo parecido.

Pois pode causar irritação, manchar a pele e agravar o problema inicial. Eles também comentam que o fato de os remédios caseiros incluírem como ingrediente não significa que seja 100% benigno ou recomendado.

3. Babosa

A Babosa é uma planta com vários usos e aplicações.

Embora o gel de Babosa seja comumente usados para fazer todos os tipos de produtos de cuidados com a pele, não é o elemento mais recomendado para tratar infecções de pele.

No entanto, há quem aplique gel natural de Babosa na pele, para hidratá-la e reduzir as bactérias que estão causando a infecção.

4. Mel

A sabedoria popular considera que o mel, além de ser um alimento rico em calorias e antioxidantes, é um antibiótico natural.

Por isso, recomenda usá-lo para aliviar alguns desconfortos causados ​​por infecções da pele, como ressecamento e coceira, por exemplo.

Há quem misture mel com iogurte ou outros alimentos para preparar cremes caseiros e máscaras para acalmar a pele, sem ressecá-la.

5. folhas de oliveira

De acordo com as crenças populares, as folhas de oliveira podem ajudar a combater infecções da pele, pois acredita-se que tenham um efeito antisséptico.

Há quem os umedeça e aplique diretamente na área afetada, outros bebam a infusão que é preparada com eles, enquanto outros optam por preparar a infusão e aplicá-la como um tônico caseiro.

Tenha em mente que nem todas as peles são iguais e não precisam reagir favoravelmente aos mesmos tratamentos naturais.

Por esse motivo, o melhor é sempre consultar seu médico antes de aplicar ou ingerir qualquer tipo de remédios caseiros.

Além disso, nem todas as infecções de pele apresentam os mesmos sintomas ou afetam todas as pessoas da mesma forma.

Há muitas variáveis ​​a serem consideradas, não apenas o patógeno. Como mencionamos anteriormente, também devemos considerar o tipo de pele, hábitos de vida.

Saiba mais sobre remédios caseiros no vídeo abaixo.