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Como combater 3 hábitos que nos deixam esgotados silenciosamente

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Você está tão exausto que é difícil até mesmo encontrar palavras para descrever essa sensação, ainda que já tenha se certificado de que não possui nenhum problema de saúde?

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Talvez você já tenha seguido o clássico conselho: tenha uma dieta equilibrada, se exercite e durma o suficiente.

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Porém, há certos hábitos do cotidiano que podem estar afetando seu vigor, e você sequer suspeita disso.

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Há também coisas que fazemos sem perceber, como respirar incorretamente quando temos muitas coisas em mente, segundo apontou a psicóloga Uma Naidoo ao Huffington Post, ou ter muitas abas abertas no computador, como a neurologista Rana Mafee detalhou para a mesma publicação.

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Há, inclusive, alguns elementos que podem ser considerados inesperados entre esses sabotadores. Para explorá-los, conversamos com a psiquiatra Leela R. Magavi, diretora médica regional do Community Psychiatry and MindPath Care Centers, na Califórnia, nos Estados Unidos.

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1. Séries de TV, filmes e notícias

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Programas de TV podem nos lembrar experiências dolorosas da nossa vida, qualquer tipo de deficiência, fraqueza, perda ou insegurança, e isso pode causar muitas emoções associadas que podem nos afetar ainda que estejam no nosso subconsciente — Foto: Getty Images via BBC

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Assistir a filmes ou séries é algo que fazemos para relaxar, então perguntamos a Magavi por que especialistas como ela incluem essas atividades na lista de possíveis fatores que causam cansaço mental.

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"Como seres humanos, somos criaturas emocionais, e muitos de nós somos empáticos e captamos os sentimentos dos personagens de programas de TV e filmes", explica.

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"Então, quando você assiste a muitos desses programas de TV, mesmo que não sinta que está pensando abertamente sobre isso, esses sentimentos estarão sob a superfície. Enquanto você está trabalhando, enquanto você está com sua família, essa grande quantidade de emoções pode tomar conta de você e fazer com que se sinta esgotado o dia todo sem que perceba", diz.

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Magavi diz que algo semelhante pode acontecer depois de assistir ou ler notícias, "porque elas te levam a pensar sobre o que está acontecendo no mundo".

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Porém, ela esclarece que isso não significa que é ruim assistir televisão ou ler jornais.

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É bom fazer um 'check-up' mental consigo mesmo, diz especialista, para evitar a sobrecarga — Foto: Pexels

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"Isso permite que as emoções saiam, para que não as internalize e não consumam sua energia."

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Mas nem sempre você tem tempo para se cuidar tanto... Existe um método mais simples?

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"Por exemplo, se você acabou de assistir O Rei Leão e se sente triste porque o pai morreu, isso pode fazer com que você se preocupe com a morte das pessoas que você ama. Mas, ao fazer um 'check-up' mental, poderá se lembrar que todos à sua volta estão fazendo todo o possível para que possam se manter saudáveis."

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"Algo tão curto como isso pode te ajudar a não internalizar essas emoções e a não se deixar bombardear por elas."

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Ler histórias em livros físicos, no entanto, pode ter o efeito oposto ao das telas.

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"Não só não tem a luz azul da tela, que causa cansaço ocular e dores de cabeça, mas, quando você lê, precisa usar a sua própria imaginação, por isso muitas pessoas acham que a leitura, mesmo que seja muito emocional, é muito terapêutica e tranquilizadora."

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O esporte pode ser considerado algo que entretém e tira da rotina, mas que também pode ser um elemento prejudicial para a energia sob alguns aspectos — Foto: Pexels

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O esporte pode ser considerado algo que entretém, tira da rotina, mas que também pode ser um elemento prejudicial para a energia sob alguns aspectos.

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"Os fanáticos podem ficar muito absortos no esporte e aceitar vitórias e derrotas como suas, sentindo-se excessivamente tristes e desmoralizados ou eufóricos."

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"O importante é estar consciente do que você está sentindo", diz a especialista.

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"Se você está muito emocionado, pergunte a si mesmo: preciso fazer uma pausa, um lanche, um banho rápido... o que preciso fazer para me acalmar no momento?"

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"Respire fundo, faça alongamentos e caminhe um pouco", aconselha.

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Estar constantemente exposto a uma agenda cheia de obrigações pode causar aumento da ansiedade — Foto: Getty Images via BBC

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Planejar é uma maneira de controlar a realidade, de organizar a vida, de conter o caos.

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Mas, novamente, algo que instintivamente colocaríamos no pacote de coisas que causam alívio pode justamente causar estresse.

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Nesse caso, aplica-se novamente a afirmação de que (quase) tudo em excesso é ruim.

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O planejamento é muito útil – até certo ponto.

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"Algumas pessoas passam tantas horas organizando horários e listas que não são capazes de viver conscientemente e desfrutar de suas vidas. Sempre estão preocupadas, porque se atrasaram nisso, não estão em dia com aquilo e, realmente, não sentem autocompaixão e gratidão por si pelas coisas que conseguiram realizar naquele dia."

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"Isso pode causar muitos sentimentos de tristeza, desmoralização ou fadiga."

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"Em algumas pessoas, isso termina nos seus sonhos."

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"Tenho pacientes adultos que sonham que vão chegar tarde na escola, que não terminaram a tarefa... Há muitos sonhos que os levam a regressar à infância, onde sentem que estão constantemente atrasados, e isso faz com que eles não se sintam bem na manhã seguinte."

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A psiquiatra também recomenda não fazer planos com muita antecedência, "porque a vida está sempre evoluindo, e é importante ser flexível".

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"Quando as pessoas planejam a longo prazo, elas simplesmente antecipam que tudo em seu mundo desconhecido funcionará como um relógio para atingir esse objetivo a tempo."

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"Mas, se algo muda em sua família, em seus amigos, em seu trabalho e eles não conseguem atingir esse objetivo, eles se sentem completamente sobrecarregados."

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Texto originalmente publicado em https://www.bbc.com/portuguese/geral-62144907

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