Como fazer sabonetes artesanais passo a passo

Você sabe como fazer sabonetes artesanais? As pessoas estão demonstrando cada vez mais interesse por produtos de beleza naturais, sabonetes artesanais sem adição de produtos químicos.

Para responder a esta procura, é importante que ofereça uma variedade de produtos que se adequem a diferentes gostos em termos de óleos, aromas e cores.

As duas principais técnicas de fabricação de sabonetes artesanais são o processamento a frio e o processamento a quente.

As vantagens de optar pela fabricação a frio é que esse tipo de sabonete preserva as propriedades naturais de seus ingredientes.

Além de ser muito mais macio e delicado do que os fabricados pela outra técnica.

Por esse motivo, hoje vamos contar como fazer sabonetes artesanais frios.

Como fazer sabonetes artesanais frios

Para fazer sabonetes artesanais frios, você precisará de:

E, como ingredientes:

Nota: Tenha em atenção que os componentes finais e as quantidades necessárias para fazer os seus sabonetes artesanais dependerão da receita que escolher, dependendo da quantidade de sabonetes que pretende fazer, dos aromas que prefere e do tipo de óleo que pretende utilizar.

Esses passos são a “base” para você começar a fazer sabonetes processados ​​a frio.

Passo 1

O primeiro passo de como fazer sabonetes artesanais.

Encha o recipiente de vidro graduado com a quantidade de água destilada indicada na sua receita.

Passo 2

Com muito cuidado, adicionei a quantidade adequada de soda cáustica para criar a solução de soda-água: faça-o lentamente, mexendo lentamente com um utensílio de plástico.

A mistura desses dois ingredientes gerará uma reação inicial de aumento de temperatura. Certifique-se de adicionar a soda cáustica à água e não o contrário, para que não respingue em você.

Passo 3

Reserve a mistura de água e soda cáustica em um local seguro para esfriar.

Passo 4

Na balança de cozinha, pese os óleos de acordo com a quantidade indicada na sua receita. Em seguida, despeje-os na panela de aço inoxidável em fogo médio para aquecê-los ou derretê-los, se estiverem sólidos.

Passo 5

Quando os óleos atingirem a temperatura de 43°, adicione a mistura de água e soda cáustica à panela de aço inoxidável (o ideal é que estejam nessa mesma temperatura).

Recomendamos que você use luvas, óculos de proteção, uma cinta de queixo e um avental nesta etapa, caso alguma gota de soda cáustica respingue em você.

Passo 6

Mexa bem a mistura por cerca de 15 minutos, até que comece a engrossar (essa etapa é chamada de “delineamento”).

Passo 7

Quando chegar ao estágio de “delineamento”, adicione óleos essenciais, ervas, fragrâncias e/ou pigmentos para dar ao sabonete o aroma e o tom desejados.

Passo 8

Despeje a mistura de sabão nos moldes de silicone, certificando-se de que haja a mesma quantidade em cada molde, para que você obtenha sabonetes de tamanhos semelhantes.

Passo 9

Reserve os moldes em um local quente para permitir que os sabonetes artesanais assentem e solidifiquem pelas próximas 24 a 48 horas. 

Dica: se quiser agilizar esse processo, recomendamos envolver os moldes em uma toalha ou cobertor para manter a temperatura.

Passo 10

Assim que o sabão solidificar, retire-o cuidadosamente dos moldes. Se você quiser sabonetes menores, corte-os no tamanho desejado e deixe-os descansar por quatro a seis semanas antes de colocá-los à venda.

Como vender sabonetes artesanais online

Agora que você já conhece o passo a passo de como fazer sabonetes artesanais, chegou a hora de ganhar dinheiro com eles.

Aqui neste guia você consegue criar uma saboneteria profissional e lucrativa

Para conseguir uma imagem de marca profissional e proporcionar segurança e confiança aos seus potenciais clientes, uma boa ideia é criar a sua própria loja online.

Através dele você poderá mostrar todos os seus produtos em um só lugar, oferecer diferentes meios de pagamento e diversas opções de frete para seus compradores, em todo o país.

Aprenda como criar uma loja online no vídeo abaixo.