Queimaduras de sol:  8 Remédios naturais para tratar queimaduras solares

Alguns ingredientes naturais têm propriedades anti-inflamatórias e refrescantes que ajudam a aliviar as queimaduras de sol. Veja a seguir algumas dicas e como usalos.

A exposição direta ao sol em todas as épocas do ano pode causar queimaduras e sensibilidade.

Embora essas lesões sejam mais frequentes durante o verão, pessoas com pele sensível podem sofrer com elas a qualquer momento. Como tratar queimaduras solares?

Atualmente existem muitos produtos e tratamentos que ajudam a minimizar este problema. No entanto, algumas soluções naturais que oferecem benefícios interessantes também permanecem em vigor.

O que saber sobre queimaduras solares

As queimaduras solares são lesões de diferentes tamanhos causadas pela exposição da pele aos raios ultravioleta.

Possuem características semelhantes às produzidas pelo calor ou pelo fogo. Eles são divididos em três graus:

É muito importante não ficar ao sol em determinadas horas para evitar queimaduras solares e, em todos os casos, usar um bom fator de proteção.

Principalmente se você tiver pele branca ou sensível. Se não cicatrizarem, as queimaduras solares podem causar complicações como infecções ou melanomas.

Remédios naturais para queimaduras de sol

Remédios naturais para tratar queimaduras de sol só devem ser usados ​​quando a lesão da pele for superficial.

Se houver sinais de algum tipo de complicação, é fundamental consultar o médico ou dermatologista para que ele faça um tratamento adequado.

Leite frio

O efeito de resfriamento do leite frio pode diminuir a sensação de queimação que ocorre com a queimadura.

Este, por sua vez, regula o pH da pele e favorece o processo de regeneração celular.

Como se utiliza?

Em uma xícara coloque o leite bem gelado (retirado da geladeira). Mergulhe um pano ou gaze e aplique-o na pele queimada por meia hora. Repita a cada três horas aproximadamente.

Iogurte natural

O ácido lático que o iogurte natural contém pode favorecer a regeneração da pele na presença de queimaduras solares. De fato, sua aplicação direta acalma a irritação e reduz a vermelhidão e a dor.

Como se utiliza?

Espalhe um pouco de iogurte natural na área afetada. Deixe agir por cerca de 15 minutos e enxágue com água fria. Repita sua aplicação 2 ou 3 vezes ao dia.

Sálvia

Uma loção feita de folhas frescas de sálvia pode ajudar a diminuir os sintomas de queimaduras solares.

Esta planta possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que revitalizam a pele face a estas agressões.

Como se utiliza?

Prepare uma infusão concentrada de folhas de sálvia e deixe esfriar. Em seguida, use o líquido para enxaguar as áreas afetadas. Repita sua aplicação até que a ferida cicatrize.

Cenoura

Rica em betacaroteno, água e minerais essenciais, a cenoura é uma das melhores alternativas para curar queimaduras. Não só reduz a queima, mas estimula a regeneração celular e ajuda a remover a pele morta .

Como se utiliza?

Lave e descasque uma cenoura. Em seguida, triture até obter um purê. Esfregue-o nas áreas afetadas por queimaduras. Por fim, cubra com gaze e deixe agir por três horas antes de retirar.

Farinha de aveia

A aveia é um dos melhores ingredientes naturais para cuidar da pele. Seus nutrientes ajudam a combater as agressões solares e reduzem o excesso de ressecamento. Além disso, remove células mortas e outras impurezas.

Como se utiliza?

Adicione meia xícara de aveia em uma banheira de água fria. Mexa bem e mergulhe o corpo por 20 minutos.

Um simples tratamento com bicarbonato de sódio pode aliviar o desconforto causado pelas queimaduras solares. Graças às suas propriedades, remove as células mortas, nutre os tecidos e repara as agressões.

Bicarbonato de Sódio

Encha a banheira com água fria e adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Mexa e mergulhe a pele.

Por fim, seque bem a área afetada e aplique creme hidratante.

Clara de ovo

As proteínas contidas na clara de ovo são úteis para apoiar o processo de regeneração da pele após sofrer uma queimadura solar. Além disso, possui um efeito esfoliante que permite remover células mortas e impurezas.

Como se utiliza?

Bata uma clara de ovo e misture com uma colher de sopa de mel. Em seguida, limpe a área que deseja tratar e esfregue a máscara nela. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

Repita seu uso 2 ou 3 vezes por semana, até notar uma melhora.

Você sofreu uma queimadura solar? Não hesite em escolher qualquer um dos tratamentos mencionados para curá-lo. Como você pode ver, eles são muito baratos e fáceis de fazer.

Saiba mais sobre queimaduras de sol, clique aqui.

Veja mais como se cuidar no vídeo abaixo.