Não é para menos, já que há evidências suficientes dos benefícios que traz para asaúde da pele. Na verdade, ele tem uma grande variedade de aplicações.
A sua inclusão na rotina de beleza regular atenua os impactos causados pela radiação solar na pele, ao mesmo tempo que combate os radicais livres, manchas e acne.
Em particular, promove a produção de glóbulos brancos, que são a primeira linha de defesa do corpo contra infecções. Também tem um leve efeito na redução da ansiedade emocional.
A vitamina C tópica tem muitos benefícios para a pele. Em termos gerais, contribui para uma tez saudável, livre de manchas, flexível e com menos sinais de envelhecimento. Vamos ver quais são suas principais vantagens.
Estudos confirmam que a maioria das pessoas pode usar vitamina C tópica a longo prazo sem sofrer reações adversas. Apenas em casos muito raros, aqueles com pele hipersensível podem sentir uma leve irritação.
Há evidências de que dois derivados da vitamina C tópica têm efeitos hidratantes na pele. Especificamente, fosfato de ascorbilo e magnésio. Ambos ajudam a pele a reter a umidade natural.
O uso externo desse nutriente, na forma de 10% de ascorbato de sódio, ajuda a reduzir as olheiras. O efeito é totalmente produzido após 6 meses de uso contínuo. A coloração escura sofre um desvanecimento perceptível.
A vitamina C é um elemento fundamental para ativar dois dos fatores que sintetizam o colágeno; 'prolil hidroxilase' e 'lisil hidroxilase'. Portanto, favorece a produção desta substância.
Foi demonstrado que a vitamina C é reduzida na pele que apresenta sinais de envelhecimento ou danos causados pelo sol. Se isso é uma causa ou uma consequência ainda não se sabe.
Este é o processo pelo qual as células danificadas são substituídas por novas e saudáveis. Por isso, é considerado um composto que ajuda a tratar queimaduras solares.
Estes possuem diferentes concentrações deste composto, por isso é sempre bom consultar um dermatologista para saber qual é o mais indicado para o seu caso pessoal.